WhatsApp e Messenger vão mudar para melhor: eis o que tens de saber

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A partir desta sexta-feira (7), o WhatsApp e o Messenger passam a ser significado de mudança. Em comunicado, a Meta anuncia que passa a estar de acordo com a nova legislação da União Europeia, o Digital Markets Act (DMA).

Isto significa que estas plataformas implementaram alterações para permitir a interoperabilidade com serviços de mensagens de terceiros. Recorde-se que o DMA exige que os serviços de mensagens designados permitam a interoperabilidade com serviços de terceiros que cumpram determinados critérios de elegibilidade.

Enviar e receber mensagens de utilizadores do Messenger ou WhatsApp por terceiros passa a ser possível

Entre estes incluem-se requisitos técnicos e de segurança. Esta mudança significa que os utilizadores de serviços de terceiros que optem por ativar a interoperabilidade poderão enviar e receber mensagens de utilizadores do Messenger ou WhatsApp. Isto sem perder a encriptação de ponta-a-ponta e outras garantias de privacidade.

As equipas da Meta trabalharam de perto com a Comissão Europeia para desenvolver uma solução que cumpra os requisitos da lei e mantenha a segurança, privacidade e proteção dos utilizadores. A interoperabilidade foi implementada com uma abordagem centrada na privacidade.

O protocolo de encriptação Signal, reconhecido pela sua segurança, serve de base para estas comunicações encriptadas de ponta-a-ponta. O Messenger ainda está a implementar a encriptação de ponta-a-ponta por defeito para comunicações pessoais. Mas no WhatsApp esta prática já é padrão desde 2016.

A arquitetura técnica desenhada para a interoperabilidade assenta na infraestrutura cliente/servidor existente da Meta. Além disso, esta abordagem facilita a integração de novos participantes, reduzindo barreiras e custos para os provedores de serviços de terceiros.

A Meta compromete-se a fornecer aos utilizadores informações transparentes sobre o funcionamento da interoperabilidade e as diferenças em relação às conversas habituais no WhatsApp ou Messenger. A medida deve ser efetivada em breve.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.