O WhatsApp anunciou hoje no seu blog oficial algo inevitável: o suporte para o Android 2.3 Ginberbread e iOS 8 vai terminar no dia 1 de fevereiro de 2020. Utilizadores dessas versões dos sistemas operativos podem continuar a usufruir do WhatsApp mas sem acesso a futuras atualizações, além de não poderem registar novas contas.
A verdade é que, em 2020, o Android Gingerbread e o iOS 8 vão completar 8 e 6 anos de existência, respetivamente. Assim sendo, já estava na altura do WhatsApp desfasar essas versões dos sistemas operativos no seu suporte oficial.
Android Gingerbread só está presente em 0.3% dos dispositivos
Através do site Android Developers, conseguimos saber a percentagem de dispositivos em cada versão do sistema operativo da Google. O Gingerbread é a versão mais antiga, ainda presente em 0.3% dos dispositivos.
Em perspectiva, o mais recente Android Pie está presente em 10.4%. A versão do Android mais presente continua a ser o Android 6.0 Marshmallow, com 16.9%.
O iOS 8 está presente em 0% dos iPhones
Como seria de esperar, devido à rápida distribuição de novas versões por parte da Apple, o iOS 8 está presente em 8% dos iPhones. O iOS 8 mantém uns meros 0.3% de utilização apenas quando incluímos os iPads na equação. Se considerarmos apenas os iPads, esse valor sobe para 1.2%.
WhatsApp é a aplicação de mensagens mais popular do mundo
Desde fevereiro de 2019 que o WhatsApp conta com 1.5 mil milhões de utilizadores em 180 países. A app tem cerca de mil milhões de utilizadores activos diariamente. O país que regista mais utilização da app de comunicação é a Índia, com cerca de 300 milhões de utilizadores estimados.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei: 28 smartphones vão receber a EMUI 10 até ao final do ano! O teu está na lista?
- Google Play Store: nova funcionalidade dá-te mais controlo sobre os teus registos
- YouTube Music virá pré-instalado em todos os telemóveis com Android Pie e superior