WhatsApp: digam adeus à compressão de imagens!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é a maior app de mensagens do mundo e uma das plataformas de comunicações instantâneas com mais capacidades. No entanto, até então se querem enviar fotografias ou vídeos por aqui, acabam sempre por perder qualidade devido à compressão.

O utilizador fica privado da resolução total destes conteúdos a menos que previamente comprima os ficheiros, por exemplo em formato .ZIP para em seguida os enviar. Felizmente, porém, isto estará prestes a mudar graças às novas capacidades já em teste!

Enviar imagens e vídeos sem compressão no WhatsApp? Sim, será possível!

WhatsApp

Teremos assim à nossa disposição, através da app WhatsApp para Android e iOS, do WhatsApp Web ou pelo WhatsApp Desktop (o programa para Windows e Mac), isto deixará de ser um problema.

À luz da recente ampliação do limite de tamanho para os ficheiros enviados de 100 MB para 2 GB facilitar, finalmente, este processo. Por outras palavras, em breve será possível enviar imagens e vídeos sem compressão dos conteúdos.

Em primeiro lugar esta opção ficará disponível na app de mensagens para Android e iOS (iPhone). Algo que agora ficamos a saber graças ao início dos testes da sua versão beta, detetada pela publicação WABetaInfo, dando seguimento às novidades.

Opções de envio padrão e HD a chegar em breve ao WhatsApp

WhatsApp
Opção de envio de arquivos em alta qualidade a chegar ao WhatsApp. Crédito: WABetaInfo

O novo recurso terá uma opção e botão próprio que o utilizador poderá selecionar antes de enviar os arquivos. Assim, ao optar pelo formato HD, a compressão das imagens será mínima a inexistente. Por outro lado, teremos também a versão padrão ou "standard" para envio rápido dos conteúdos com compactação aplicada.

Ao que tudo indica, refere a publicação em causa, teremos finalmente a possibilidade de enviar fotografias sem perda de qualidade através da app de mensagens. O mesmo recurso chegará posteriormente às plataformas Web e Desktop.

Importa frisar que de momento não temos uma data precisa para a disponibilização destes recursos. Sabemos sim que a função está em desenvolvimento, com alguns utilizadores do WhatsApp para Android e iOS a poder já testar os recursos.

Por fim, esta é uma das novidades mais esperadas para o WhatsApp a chegar em 2023, facilitando finalmente a partilha sem perdas de qualidade.

WhatsApp is working on new feature to send high-quality photos!WhatsApp is working on a new feature that will allow users to send photos in their original quality, preserving their resolution.https://t.co/p1HLbRT5aM

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 12 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.