O WhatsApp começou a avisar os utilizadores de vários modelos de smartphones Android e iOS (iPhone) que deixará de funcionar nas próximas semanas. O inexorável avanço do tempo e da tecnologia dita o fim do acesso a esta app de mensagens a vários telefones de ambas as plataformas móveis.
À medida que nos aproximamos do final do ano, a plataforma de comunicações instantâneas do grupo Meta privará determinados telefones do acesso ao seu serviço. Fá-lo-á também para introduzir uma das maiores alterações à sua própria plataforma.
Os seguintes smartphones deixarão de poder usar o WhatsApp já em janeiro de 2023
Samsung
- Galaxy Core
- Galaxy Trend Lite
- Galaxy Trend II
- Galaxy Ace 2
- Galaxy S3 mini
- Galaxy X cover 2
Apple
- iPhone 6S
- iPhone SE
- iPhone 6S Plus
Huawei
- Ascend Mate
- Ascend G740
- Ascend D2
Lenovo
- gama A820
Sony
- Xperia M
LG
- Optimus L3 II Dual
- Optimus L5 Dual
- Optimus L7 Dual
- Optimus F3
- Optimus F5
- Optimus F7
- Optimus F3Q
- Optimus L2 II
- Optimus L3 II
- Optimus L4 II
- Optimus L5 II
- Optimus L6
- Optimus L7 II
- Enact Lucid 2
Temos assim um total de 40 dispositivos móveis Android de marcas como a Samsung, Huawei, Sony e LG quem muito em breve, perderão irremediavelmente o acesso à plataforma.
Para todos os modelos referidos, a partir do próximo 31 de dezembro o WhatsApp deixará de funcionar. Portanto, caso tenham a sessão iniciada, é provável que o serviço comece a apresentar falhas, ou encerre a sessão, não permitindo voltar a entrar.
Especificações limitadas justificam o fim do suporte do WhatsApp
A plataforma justifica esta exclusão dos dispositivos mais antigos com as limitações às suas capacidades. Sobretudo à medida que a empresa introduz novas funções que ampliam as funcionalidades do seu serviço, com mais novidades preparadas para 2023.
Desse modo, tal como especifica o próprio WhatsApp - na sua página de suporte - é necessário um dispositivo móvel com os seguintes requisitos mínimos:
- Android com o sistema operativo OS 4.1 ou posterior;
- iPhone com o sistema operativo iOS 12 ou posterior;
- KaiOS 2.5.0 ou posterior, incluindo JioPhone e JioPhone 2.
WhatsApp avisa quando o sistema operativo deixa de ser compatível
Tal como refere a própria empresa, "Antes de deixarmos de prestar suporte para o seu sistema operativo, enviar-lhe-emos notificações diretamente no WhatsApp algumas vezes no sentido de atualizar o seu dispositivo."
Ao que acrescenta ainda: "Atualizaremos esta página regularmente para garantir que os sistemas operativos compatíveis mais recentes constam da mesma."
Editores 4gnews recomendam: