Já há uma data possível para o lançamento da PS5 Pro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A PlayStation 5 completou dois anos que ficam para a história como dos mais difíceis devido à crise de escassez de componentes.

Mas parece que a situação está a ser resolvida e que no próximo ano podemos ter boas novidades da Sony, sob a forma de uma PS5 Pro.

Alto responsável da Sony espera que os utilizadores estejam “animados” com a chegada do próximo ano

Sony PlayStation 5
No próximo ano, a Sony pode lançar o novo modelo PS5 Pro Crédito@PlayStation

A consola PlayStation 5 fez dois anos no mês passado. Ainda que esteja a registar um desempenho razoável nas vendas, a consola passou por sérias dificuldades devido à crise de escassez de componentes.

Agora esta situação parece estar em vias de ser resolvida e as vendas estão a estabilizar por haver mais unidades disponíveis nas lojas, a nível global. Entretanto, alguns rumores avançam que a Sony estará já a desenvolver o modelo PlayStation 6, mas antes deste lançamento, os adeptos de jogos podem ter outra surpresa.

Antes de revelarmos essa surpresa, recordemos aqui algum contexto. Nos vídeos de promoção do lançamento da PS5, vimos promessas de jogos 8K nativos de até 120 frames por segundo. No entanto, a atual consola Sony revela alguns constrangimentos até com títulos 4K a 60 frames por segundo.

Na realidade, a maior parte dos jogos lançados até agora foram cross-gen, exatamente pelas dificuldades que a consola tem mostrado ter. No entanto, espera-se que em 2023 cheguem jogos mais exigentes, ao nível do hardware. E para lidar com esses títulos, a Sony poderá lançar um modelo mais avançado.

Sim, estamos a falar da PS5 Pro. Será essa a surpresa que a Sony tem reservada para todos os adeptos de gaming no próximo ano.

Recentemente, numa entrevista ao órgão de comunicação japonês Famitsu, o vice-presidente sénior da Sony, Hideaki Nishino, sugeriu que no próximo ano a Sony poderá fazer novos lançamentos.

Apesar de não estar autorizado a revelar detalhes, o alto responsável disse que “até ao final do ano fiscal de 2022, as vendas da PS5 vão ultrapassar a marca dos 37 milhões. Acreditamos que este será um momento importante para a plataforma. Não posso dar mais detalhes agora, mas espero que estejam animados com o próximo ano”.

Novo modelo da PS5 terá já sido entregue a programadores

A partir destas palavras, depreende-se que um novo modelo da PS5 chegará no próximo ano. Logo após estas declarações, Tom Henderson, um conhecido leaker da indústria de jogos, revelou que o novo modelo da consola Sony terá um disco removível que “funciona perfeitamente”.

Este atributo pode permitir que a Sony venda a consola sozinha por um preço mais acessível, sendo que o disco removível seria vendido à parte. Por outro lado, pode também reduzir o tamanho da consola, o que irá agradar a alguns utilizadores.

Outros rumores afirmam que o novo modelo foi já entregue a programadores. A confirmar-se esta informação, é quase certo que no próximo ano vamos assistir a um novo lançamento na linha PS5.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt