WhatsApp dá passo importante para cumprir um grande desejo dos utilizadores

Carlos Oliveira
Comentar

Apesar as polémicas dos últimos meses, o WhatsApp continua a ser a plataforma de troca de mensagens de referência para muitos. Devido a essa popularidade, são muitos os que pretendem uma maior independência do serviço face a um smartphone.

Esse objetivo está agora mais perto graças à nova funcionalidade que o WhatsApp já está a experimentar. Esta permitirá que os utilizadores façam uso pleno do serviço, em qualquer plataforma, mesmo sem o smartphone por perto.

WhatsApp lança sincronização entre plataformas sem smartphone

Atualmente, é possível utilizar o WhatsApp na web e nas aplicações para Windows e Mac. Todavia, esta solução requer sempre um smartphone ligado à rede, com o seu conteúdo a ser espelhado para as demais instâncias.

Early access for multi-device beta is available now!WhatsApp Web, Desktop and Portal without an active Internet connection on the phone is finally possible!Discover if you're eligible and how to join here!https://t.co/T78yKY7qZy

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 14 de julho de 2021

A partir de hoje, essa dependência deixará de ser um entrave para os utilizadores do serviço de troca de mensagens. Através do canal beta do WhatsApp, a plataforma convidará alguns utilizadores e experimentar a sincronização de dados sem necessidade do smartphone.

Os contemplados poderão usar a mesma conta do WhatsApp em até mais quatro dispositivos que não sejam smartphones. Significa que poderás comunicar com amigos e familiares em até cinco diferentes equipamentos.

A decisão de passar esta novidade pelo seu canal beta prende-se com a necessidade de acautelar eventuais bugs ou erros no serviço. Quando tudo estiver a funcionar sem contratempos, a sincronização entre plataformas será disponibilizada de forma global.

Privacidade das comunicações continuará garantida

A demora na disponibilização desta funcionalidade está intrinsecamente ligada à privacidade do utilizador. Importa relembrar que, atualmente, o WhatsApp utiliza apenas uma chave de identificação, armazenada no smartphone, para garantir a encriptação de todas as comunicações.

O WhatsApp passará, a partir de agora, a utilizar várias chaves de identificação para permitir o uso pleno das suas funcionalidades em várias plataformas. Cada uma terá a sua chave de identificação que lhe permitirá encriptar as comunicações dos seus utilizadores.

A encriptação abrangerá não só as mensagens de texto, como voz e vídeo. Significa que não terás de temer que algum bisbilhoteiro consiga intercetar as tuas mensagens, independentemente da plataforma que estiveres a utilizar.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.