WhatsApp: Cuidado com o vírus de "final de ano" na aplicação!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A probabilidade de teres o WhatsApp no teu smartphone é grande. Afinal de contas, esta é a aplicação de comunicação mais utilizada em todo o mundo.

Assim sendo, é também a aplicação que os hackers mais querem atacar. Assim sendo, certifica-te que não andas a clicar em locais onde não deves no vírus de final de ano.

Novo vírus do WhatsApp é bem conhecido por todos

Ainda que o vírus seja teoricamente recente, a sua técnica não é nova. Porém, com a passagem de ano as pessoas podem estar mais distraídas do que o normal.

O objetivo do vírus passa por que o utilizador clique em determinado link. Logo após o fazer será encaminhado para uma página que fará com que as suas informações do smartphone estejam vulneráveis. Chamamos-lhe vírus para que todos entendam, esta jogada é mais uma "scam" do que outra coisa qualquer.

Por exemplo, o utilizador do WhatsApp recebe uma mensagem de um número desconhecido a dizer "Feliz ano novo para ti e para a família, vê a foto que te enviei www...." com um link de seguida (mensagem meramente exemplificativa).

Ao clicar no link pela curiosidade de quem enviou a mensagem o utilizador estará a colocar a sua segurança em risco. Tenha um iPhone ou um Android.

Cuidado com o que instalas no smartphone

Ainda assim, vale a pena salientar o que instalas no smartphone. Principalmente se forem as típicas APK. Há locais seguros para baixar aplicações, nomeadamente a Google Play Store. Os malwares e vírus que atacam o teu smartphone não chegam lá sozinhos. Ou seja, cuidado com o que fazes na internet nos dias de hoje.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vota AQUI em todos os PRÉMIOS 4GNEWS! Melhor smartphone do ano, melhor operadora e mais
  • Xiaomi agiu a "todo o gás" e já resolveu os problemas com a Google!
  • Criança de sete anos engole um Apple AirPod e é hospitalizada
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.