O WhatsApp fez chegar a todos os utilizadores da app de mensagens para Android e iOS um dos mais importantes reforços de segurança dos últimos meses. Com efeito, é agora possível proteger, com criptografia, as cópias de segurança na nuvem.
A atualização, recente, permite aos mais de dois mil milhões de utilizadores mensais desta plataforma do Facebook a possibilidade de resguardar melhor os backups das mensagens. Assim, também estes arquivos ficarão mais protegidos na iCloud ou Google Drive.
Ativa a encriptação dos backups de mensagens no WhatsApp
Era uma das principais vulnerabilidades ainda presentes nesta plataforma de comunicações instantâneas do grupo Meta (ex-Facebook), ficando assim colmatada. Para o utilizador, após a última atualização das aplicações Android e iOS é uma realidade.
Poderão, inclusive, ter já visto o aviso ao abrir as aplicações Android e iOS (para iPhone), após a chegada das novidades. Não obstante, compilamos agora um sucinto guia para garantir que também as cópias de segurança ficam protegidas pela criptografia.

Importa notar que até ao momento as mensagens já eram criptografadas entre as várias plataformas. O mesmo não podia ser dito, contudo, das cópias / histórico de mensagens armazenado em plataformas como a iCloud da Apple ou a Google Drive.
Para Mark Zuckerberg, esta é uma das maiores conquistas recentes do WhatsApp. A última publicação refere o "orgulho na equipa que continua a liderar no que à segurança das conversas privadas diz respeito".
Garante a máxima segurança das cópias do histórico de mensagens
- Definir palavra-passe ou Usar Chave de Encriptação de 64 dígitos
- Em seguida, podemos criar uma cópia de segurança encriptada de ponta a ponta.
Este aviso / janela pop-up será apresentado gradualmente aos utilizadores com o intuito de os informar. A partir daí podemos ativar este forte reforço de segurança, bem como criar uma cópia do histórico de mensagens, agora também ele protegido.
Note-se que o processo de criação de uma nova cópia de segurança pode demorar vários minutos consoante o conteúdo em questão.
- Função disponível a partir das Definições - Conversas - Cópias de segurança
- Aceder e ativar a proteção a partir do menu "Cópia de segurança encriptada ponto a ponto".
A qualquer momento o utilizador pode controlar este quesito. Para tal basta aceder às Definições - Conversas - Cópia de Segurança. Em seguida, no menu Cópia de Segurança, podemos não só efetuar uma nova cópia, como também definir o nível de proteção.
Face ao exposto é aconselhável ativar assim a proteção de ponta a ponta para que também o histórico de mensagens fique mais protegido. Mais ainda, é também a partir daí que podemos definir a regularidade das cópias de segurança automáticas.
Por fim, para poupar espaço no armazenamento das cópias de segurança, aconselhamos a que não ativem a inclusão de vídeos neste tipo de backup dos dados. É também aconselhável o uso de redes Wi-Fi para mediar este procedimento.
Editores 4gnews recomendam: