WhatsApp: atualiza para evitares falha de segurança e para teres o novo recurso Call Links

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma WhatsApp está a aconselhar todos os utilizadores a atualizarem de imediato a aplicação para evitarem uma vulnerabilidade recentemente detetada.

Em simultâneo, Mark Zuckerberg anunciou o novo recurso Call Links disponível na plataforma que vai permitir videochamadas de até 32 pessoas.

Atualiza o WhatsApp para não seres alvo da nova falha de segurança

WhatsApp
Foi detetada uma falha de segurança na plataforma de conversação WhatsApp Crédito@EyestetixStudio/Unsplash

Temos boas e más notícias para os utilizadores da plataforma de conversação WhatsApp. Comecemos por estas últimas. A equipa técnica da plataforma de conversação está a recomendar que todos os utilizadores atualizem já a aplicação, de forma a evitar serem alvo de uma nova falha de segurança agora detetada.

De acordo com as informações divulgadas, a vulnerabilidade permite que sejam instalados nos smartphones vírus, ransonware ou spyware, sendo que a falha fornece acesso completo ao sistema operativo do equipamento de destino.

Segundo a equipa do WhatsApp, todos os utilizadores que tenham versões anteriores a WhatsApp para Android 2.22.16.12, WhatsApp Business para Android 2.22.16.12, WhatsApp para iOS 2.22.16.12 e WhatsApp Business para iOS 2.22.16.12 devem instalar a atualização o quanto antes.

Passemos agora às boas notícias.

Anunciado novo recurso Call Links na app WhatsApp

Foi o próprio Mark Zuckerberg que anunciou o novo recurso Call Links do WhatsApp no Facebook. De acordo com o CEO, a plataforma de conversação está já a testar este recurso de videochamada encriptada para um limite de até 32 pessoas.

A aplicação passará a ter suporte para chamadas de áudio e vídeo com um maior número de pessoas, aproximando-se dos seus rivais Google Meet e Zoom que já disponibilizam essa opção.

O processo para o fazer parece ser também bastante simples. Basta o utilizador aceder ao menu de Chamadas e solicitar uma nova chamada de grupo. Depois é só selecionar todos os interlocutores para que seja criado um link de chamada. Por fim, cada um dos convidados vai receber o link para se juntar à conversa.

Recorde-se que atualmente a plataforma WhatsApp permite já videochamadas em grupo, mas com um total de apenas oito pessoas, nas quais está incluído o utilizador que solicita a chamada.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt