A Web Summit 2022 realizou-se na última semana em Lisboa, e a SIBS voltou a ser o parceiro oficial de cashless do evento. Para tal, disponibilizaram diferentes soluções de pagamento, como o SoftPOS tap and pay no smartphone ou o MB WAY QR Code Express, para compras mais rápidas, cómodas e seguras.
84 mil compras realizadas no recinto da Web Summit 2022
Mas quantas compras foram realizadas durante os quatro dias do evento? Segundo os dados avançados pelo SIBS, foram realizadas 84 mil compras no recinto.
Registou-se assim um aumento de 42% do número total de operações face à Web Summit 2021. Destaque ainda para o facto de que o valor médio por compra foi de 12,25 €, com um aumento de 19% face ao ano anterior.
80,1% das compras realizadas por cartões estrangeiros
Estes dados do SIBS Analytics mostram ainda que, do total de compras, apenas 19,9% foram realizadas com cartões nacionais. Por seu turno, 80,1% com cartões estrangeiros, de 120 nacionalidades diferentes.
No TOP 5 de nacionalidades, há que destacar o Reino Unido (10,5%), a Alemanha (7,8%), o Brasil (5,5%), os EUA. (4,9%) e Ucrânia (4,3%). Face a 2021 no TOP 5, sai a Polónia e entram os EUA.
A fonte refere ainda que o pico das transações foi registado no dia 2 novembro, quarta-feira, pelas 13h24. Uma hora perfeitamente normal, visto que se trata do período de almoço.
É ainda destacado que as compras e levantamentos no distrito de Lisboa aumentaram 24,9% em número de operações na semana da Web Summit (de 29 de outubro a 6 de novembro) face ao período homólogo por estrangeiros, o número aumento 48,1%.
Entre os estrangeiros que visitaram a Web Summit, 17% estiveram na região de Lisboa no fim de semana anterior ao evento. Já 42% mantiveram-se por cá no fim de semana seguinte.
Supermercados lideram atividade dos cartões
Com base na atividade dos cartões na Rede Multibanco, os setores de atividade onde se registaram mais operações foi em supermercados (28,9%), restauração (25,9%) e gasolineiras (4,9%).
Editores 4gnews recomendam: