Waze tem uma nova funcionalidade que o Google Maps devia copiar!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Waze volta a dar mais uma razão para não usar o Google Maps como aplicação principal de GPS. Não podemos dizer que a funcionalidade do Waze que foi agora anunciada é propriamente nova. Até porque já a tínhamos referido em maio.

Contudo, o Waze acabou de publicar na sua conta oficial do Twitter a funcionalidade e acreditamos que só agora é que eles acreditem que a característica esteja finalmente pronta para ser revelada a todos os utilizadores.

Passagens de nível passam a estar mais visíveis no Waze

Com a "nova" característica, os utilizadores terão uma visão mais clara quando se aproximar uma passagem de nível. Visto que nem todas as passagens de nível estão seguras e salvaguardadas, esta é uma implementação de extrema importância. Principalmente numa altura onde temos visto acidentes de comboio com carros nos últimos dias em Portugal.

Como funciona a nova funcionalidade

Tal como o Waze avisa por radares, agora os utilizadores terão o aviso sobre a passagem de nível. O utilizador terá uma pequena informação na parte superior do ecrã a indicar o perigo à sua frente.

Portugal já tem a funcionalidade implementada

Não podemos dizer que todas as passagens de nível em Portugal estão mapeadas no Waze, contudo, sabemos que a equipa do Waze em Portugal tem vindo a trabalhar na funcionalidade desde maio deste ano. Altura que essa mesma equipa nos indicou essa nova característica.

Em maio podíamos ler na nossa notícia "Ainda que não esteja disponível em todo o país, já pode ser encontrada em alguns locais, como por exemplo a passagem de nível de São João do Estoril.

Para já, a Linha do Vouga foi a única em que foi aprovada a implementação total, tendo presentes alertas para todas as suas passagens de nível."

Google Maps tem capacidade para fazer melhor

Agora vale a pena considerar que o Google Maps é a aplicação de GPS mais utilizada em todo o mundo. Para além de ter a possibilidade de mostrar estas informações ao ir buscar os locais de passagens de nível ao Waze (que também faz parte da Google), a Google conseguiria prever onde é que o comboio estaria num espaço de tempo.

Até porque tem as informações dos horários dos comboios e atrasos que possam ter numa simples pesquisa Google. Ou seja, com uma boa organização, a Google conseguia lançar um alerta no Google Maps se o comboio se estivesse a aproximar da passagem de nível. Contudo, este pequeno (grande) desejo não deve ser de simples implementação.

Antes de ires, vê como pagar SCUTs e portagens sem sair de casa.

Editores 4gnews recomendam:

  • MEO segue exemplo da Vodafone e NOWO no Android TV. Mas há um problema
  • Google dá nova vida ao Android Auto com um regresso importante
  • Queres um Xiaomi Mi 10 Ultra ou Redmi K30 Ultra? Temos más notícias para ti
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.