Google Pixel Watch 3 pode chegar com reconhecimento de gestos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Google acaba de registar uma patente para a integração de novos sensores no seu smartwatch que estão preparados para detetar gestos como pressionar, tocar, apertar e deslizar.

A descrição das capacidades dos sensores sugere, assim, que o Pixel Watch 3 pode ter a funcionalidade de reconhecimento de gestos, à semelhança do que acontece com o Apple Watch e o seu toque duplo.

Reconhecimento de gestos pode alterar design do Google Pixel Watch 3

Imagem Google Pixel Watch 2
Os utilizadores portugueses já podem comprar, a partir do nosso país, equipamentos da Google Crédito@Google

Mas a documentação entregue para esta patente dá mais algumas pistas sobre o próximo wearable da Google. A gigante de pesquisas está a procurar formas de simplificar o design do smartwatch para que os utilizadores tenham acesso à maior área possível do ecrã.

Ora a funcionalidade de reconhecimento de gestos pode permitir que a Google remova botões físicos e outras entradas também físicas. Na prática, o Pixel Watch 3 pode exibir um design mais simples e livre de saliências físicas.

Desvantagens de controlos físicos num smartwatch

A documentação entregue para a integração dos novos sensores reflete ainda uma preocupação da Google face aos wearables. Esclarece a empresa que os atuais métodos de controlo físicos, como as coroas giratórias, apresentam desvantagens.

A saber: têm um custo elevado de produção, são complexas de fabricar e muito difíceis de impermeabilizar, o que num dispositivo deste género é sempre importante.

De acordo com a Google, a funcionalidade de reconhecimento de gestos pode acabar com estes pontos negativos e também permitir aos utilizadores controlarem o equipamento, sem necessitarem de mexer no ecrã.

Para já, trata-se apenas do pedido para uma patente, o que significa que não é conhecido o momento em que a gigante de pesquisas vai integrar esta funcionalidade no seu wearable.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt