A Volkswagen pretende lançar uma nova gama de veículos elétricos com preços a partir de 19 mil euros até 2026. A estratégia da marca, que visa atingir o segmento mais baixo de preços, surge após a Volkswagen perder o título de marca mais vendida na China para a BYD, uma empresa local.
O segredo por trás desta abordagem competitiva é a nova arquitetura de EVs da Volkswagen. Esta chama-se "A Main Platform" e é baseada na já conhecida plataforma MEB da empresa. Esta nova versão foi adaptada às especificidades do mercado chinês. Isso inclui a utilização de fornecedores locais para reduzir os custos significativamente.
"A Main Platform" será a base dos preços mais baixos na Volkswagen
Esta iniciativa surge num momento crítico para a Volkswagen, que viu o seu modelo elétrico mais vendido, o ID.3, alcançar apenas a 22.ª posição em vendas no mercado chinês. Com a China a representar quase metade dos lucros da Volkswagen, esta jogada pretende ser expansão de linha de produtos e uma resposta estratégica essencial para manter a sua relevância no mercado.
A nova gama de elétricos da VW será produzida em parceria com as empresas SAIC e FAW. Os parceiros locais da Volkswagen ajudarão a conseguir preços entre 19 mil e 22 200 euros. Além de oferecer preços mais acessíveis, a "A Main Platform" promete reduzir os tempos de desenvolvimento de novos modelos num terço, permitindo que a Volkswagen lance novos veículos em apenas dois anos e meio, em comparação com os quatro anos atuais.
A Volkswagen está a dar um passo significativo no mercado de carros elétricos, com esta estratégia focada na eficiência de custos e na adaptabilidade às preferências locais.
Editores 4gnews recomendam: