Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Vodafone quer cortar latência da internet para metade nos próximos anos

A Vodafone começou a implementar uma nova tecnologia DOCSIS capaz de reduzir significativamente a latência das ligações de internet por cabo. A novidade poderá trazer melhorias importantes para gaming online, streaming e videochamadas.

Adicionar 4gnews como fonte preferida
internet
Imagem: Unsplash

A Vodafone anunciou uma nova aposta tecnológica para melhorar a experiência dos clientes de internet fixa, através da redução significativa da latência nas ligações por cabo. A operadora começou a implementar a tecnologia ‘Low Latency DOCSIS’, uma evolução do atual padrão DOCSIS utilizado nas redes de cabo.

O principal objetivo passa por diminuir o chamado lag ou tempo de resposta da ligação, algo especialmente importante para gaming online, streaming em tempo real, cloud gaming e videochamadas.

Segundo as informações divulgadas pela Computer Base, a nova tecnologia poderá reduzir a latência praticamente para metade em determinados cenários de utilização.

O que muda com o Low Latency DOCSIS

A tecnologia Low Latency DOCSIS (LLD) foi criada para otimizar a forma como o tráfego de internet é gerido dentro das redes por cabo, reduzindo atrasos, sobretudo em aplicações sensíveis ao tempo de resposta.

Na prática, isto significa respostas mais rápidas em jogos online, menor atraso em chamadas de vídeo e uma experiência mais fluida em serviços cloud. A tecnologia consegue priorizar determinados tipos de tráfego, evitando congestionamentos que normalmente aumentam a latência.

A Vodafone refere ainda que o sistema poderá beneficiar especialmente aplicações em tempo real, numa altura em que cada vez mais utilizadores dependem de serviços digitais interativos.

Qual será o impacto em Portugal

Apesar de as primeiras informações estarem relacionadas com operações internacionais da Vodafone, na Alemanha, esta evolução tecnológica poderá também representar um passo importante para o mercado português nos próximos anos.

Primeiramente testada em Estugarda, revelou uma eficácia de redução de latência em mais de metade. A implementação ocorrerá de forma gradual.

Em Portugal, a latência tornou-se um fator cada vez mais relevante devido ao crescimento do gaming competitivo, streaming em alta definição, teletrabalho e plataformas cloud.

Mesmo com velocidades elevadas de download, muitos utilizadores continuam a enfrentar problemas relacionados com atrasos na resposta da ligação, algo que esta nova abordagem DOCSIS pretende reduzir.

A tendência mostra também que os operadores estão cada vez mais focados não apenas na velocidade da internet, mas também na qualidade e capacidade de resposta da ligação, um fator crítico para as novas gerações de serviços digitais.

Logitech G G435 Auriculares sem fios
Logitech G G435 Auriculares sem fiosAuriculares leves com Bluetooth, som Dolby Atmos, micro integrado e bateria de 18h
50,99 €Amazon
87,99 €-42%
Nélson Gomes da Costa
Nélson Gomes da Costa
Licenciado em Ciências da Comunicação, é jornalista há mais de 12 anos, com experiência em jornalismo regional e digital marketing, e passagem por cargos de jornalista, editor de desporto, subeditor e diretor. Apaixonado por desporto e cultura, acompanha de perto o universo tecnológico, explorando tendências como inteligência artificial, plataformas digitais e gadgets.