Depois do investimento realizado no Arquipélago dos Açores, a Vodafone revela em comunicado que o mesmo tratamento será dado à Região Autónoma da Madeira. Isto significa que toda a população da Madeira e Porto Santo terá 5G até ao verão.
Em comunicado, a Vodafone afirma que 99% de toda a população da Região Autónoma da Madeira vai estar coberta pela nova rede 5G da Vodafone até ao próximo mês de julho. É este o resultado de um investimento significativo da Empresa na expansão e modernização da rede móvel nas ilhas.
16 novas estações instaladas na Madeira
No total, a intervenção vai contemplar a instalação de 16 novas estações (onde são colocadas as antenas) no território. Isto significa que serão ampliadas em 18% o número de estruturas deste tipo na região.
Tal aumenta a atual cobertura de 4G, que chega praticamente à totalidade da população, e disponibiliza o 5G de forma generalizada, já que será incorporado em todas as estações da Região.
Os utilizadores poderão assim usufruir de uma cobertura alargada tanto das zonas urbanas - incluindo espaços interiores -, como das áreas suburbanas e rurais, alcançando praticamente a totalidade da população das ilhas.
Velocidades de transmissão de dados de 1 Gbps nos principais centros urbanos da Madeira e Porto Santo
Tal como nos Açores, o reforço de 5G permitirá obter velocidades de transmissão de dados de 1 gigabit por segundo (Gbps) nos principais centros urbanos da Madeira e Porto Santo. Dessa forma, os utilizadores podem ter uma velocidade mais de três vezes superior ao que é possível com o serviço 4G.
“Graças a este investimento a Região Autónoma da Madeira, tal como a Região Autónoma dos Açores (onde o nosso 5G também estará disponível para todos até ao verão) serão, em 2022, as regiões do País com maior percentagem de população com acesso à rede Vodafone de última geração”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.
Recorde-se que a Vodafone tem em marcha plano muito agressivo de investimento para alcançar em quatro anos um nível de cobertura de 5G que, no caso da geração móvel anterior, demorou uma década a fazer. Até 2025, o objetivo é ter 95% da população do País coberta, com uma velocidade mínima de 100 Mbps
Editores 4gnews recomendam: