A Vodafone enfrenta centenas de queixas de utilizadores que não conseguem tirar proveito das respetivas boxes de televisão. De acordo com a investigação da NIT, a operadora nacional é incapaz de resolver o problema de som que afeta vários utilizadores.
Mais concretamente, as box TV da Vodafone estão a apresentar falhas na reprodução de som após algumas horas ligadas. O problema surge assim após algumas horas de funcionamento e obriga os utilizadores a reiniciar o serviço, desligando e ligando as caixas.
Problemas de som nas boxes TV Vodafone em Portugal
As queixas estão a acumular-se, com a fonte a apontar o início dos relatos no final do ano passado. Entretanto, a Vodafone Portugal não terá conseguido encontrar justificação para o problema nas suas caixas de televisão, nem providenciar uma solução adequada.
Ainda de acordo com a fonte supracitada, que colheu informações junto dos serviços técnicos da Vodafone, o problema terá a ver com o software das box TV. Ao que tudo indica, será um bug ou erro de programação que continua sem estar resolvido nas caixas.
Os utilizadores estão assim dependentes de uma atualização de software que possa colmatar a atual falha nas boxes de TV Vodafone que continuam a frustrar centenas de consumidores. Até lá, as queixas continuam a acumular-se nos respetivos portais.
A DECO dá razão aos assinantes Vodafone
A solução, provisória, consiste na reinicialização das box TV, atenuando o problema, não resolvendo a questão de fundo. Note-se ainda que só com uma atualização geral do software dos equipamentos é que a problemática será finalmente resolvida.
Alternativamente, segundo apurou a 4gnews, alternar a porta HDMI utilizada para ligar a TV Box à televisão pode solucionar o problema. Mais uma vez, será uma resolução temporária do problema.
Os serviços técnicos da Vodafone têm instruído os clientes para tomar esta medida provisória a partir de casa. Tal, contudo, não é suficiente para resolver a questão de fundo e tem dado origem a críticas mais musculadas, incluindo junto da DECO.
A operadora nacional, contudo, afirma que esta falha no serviço não é motivo suficiente para rescindir o contrato de prestação de serviços com fidelização. Já, no que lhe concerne, a DECO aponta em sentido contrário, dando razão aos clientes Vodafone.
“Neste cenário, os clientes têm legitimidade para rescindir o contrato unilateralmente sem qualquer compensação financeira para a operadora. Estamos a falar de um caso de falta de apoio técnico e da qualidade dos serviços acordados”, de acordo com o gabinete de apoio ao consumidor da DECO em declarações prestadas à NIT.
O que fazer perante a falta de reparação das boxes TV
A DECO insta os consumidores afetados a enviar uma reclamação à Vodafone. Deverão fazê-lo por escrito, para a sede da operadora em Portugal através de um email, carta registada, ou no livro de reclamações online.
Desse modo, caso a situação não esteja corrigida no prazo de 15 dias, têm fundamento para avançar com o processo de rescisão unilateral do contrato. Outra via à disposição do consumidor é a exigência de acertos na fatura do mês seguinte de forma a compensar o utilizador pela quebra no serviço e falta de apoio técnico satisfatório.
A Vodafone Portugal não se pronunciou sobre o caso que estará a afetar centenas de assinantes em Portugal.
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