Vodafone e Microsoft: parceria estratégica de 10 Anos para revolucionar a AI e a nuvem

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Vodafone e a Microsoft acabam de anunciar uma parceria estratégica de uma década. Esta pretende transformar a experiência do cliente e acelerar a transformação digital à escala global. Este acordo histórico visa levar a inteligência artificial (AI) gerativa, serviços digitais e soluções na nuvem a mais de 300 milhões de empresas e consumidores na Europa e África.

A Vodafone faz um investimento de 1,5 mil milhões de dólares em serviços de AI e nuvem. Em conjunto com a Microsoft, usará a tecnologia de AI gerativa da Microsoft para personalizar e melhorar significativamente a experiência do cliente.

Vodafone
Funcionários da Vodafone a aproveitar o Microsoft Copilot para aumentar a produtividade e melhorar a eficiência. Imagem: Microsoft

O objetivo é fornecer experiências bastante personalizadas e proativas em todos os pontos de contacto com os clientes da Vodafone. E isto inclui, claro, o assistente digital TOBi que já conhecemos em Portugal.

Esta parceria também se foca no crescimento e na inovação no setor de Internet das Coisas (IoT). A Microsoft planeia investir na nova plataforma global de conectividade IoT da Vodafone. Esta já conecta 175 milhões de dispositivos e plataformas em todo o mundo.

Um dos pontos altos desta parceria é a expansão do M-Pesa. Recorde-se que esta é a maior plataforma de tecnologia financeira na África, que tem o objetivo de melhorar a inclusão financeira no continente.

Vodafone e Microfost querem melhor a vida de 100 milhões de consumidores e 1 milhão de PMEs na África

A Microsoft e a Vodafone pretendem melhorar a vida de 100 milhões de consumidores e 1 milhão de PMEs na África. Isso será conseguido através da hospedagem do M-Pesa no Azure e do lançamento de novas aplicações nativas da nuvem.

A Vodafone compromete-se a distribuir serviços da Microsoft. Entre estes estão o Azure, soluções de segurança e ofertas modernas de trabalho, como o Microsoft Teams Phone Mobile. Este esforço ajudará aproximadamente 24 milhões de PMEs na Europa.

Além disso, a Vodafone vai também acelerar a sua transformação na nuvem. Moderniza os seus centros de dados no Microsoft Azure, o que resultará em melhor resposta aos clientes e redução dos custos operacionais de TI.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.