VIVO Y02S é o novo smartphone Android barato e bom para 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O segmento de entrada ou gama baixa no mercado de smartphones em 2022 é de difícil delimitação e mais dúbia ainda definição. No entanto, consideramos que esta franja de mercado termina nos 200 euros, valor médio dos produtos atualmente disponíveis. Para este setor damos agora a conhecer o Vivo Y02, um telefone que promete surpreender pela relação qualidade / preço.

As informações apresentadas em seguida resultam da publicação, antes do tempo, das imagens e caraterísticas técnicas do smartphone Android pela própria fabricante. Desse modo, consideramos estes detalhes oficiais, tal como as imagens do produto. A Vivo, pouco depois da publicação acidental, removeu as referências ao produto da sua página oficial.

Este é o próximo smartphone VIVO Y02S

VIVO Y02S

O VIVO Y02S é um smartphone Android de gama baixa equipado com o processador Helio P35 da MediaTek. Este chipset é auxiliado por 3 GB de memória RAM e por 32 GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão via cartão de memória micro SD.

Encontramos no Vivo Y02 um design contemporâneo com margens retas e cantos arredondados. Vemos ainda um notch no topo do ecrã para a câmara secundária, ao passo que na traseira temos a saliência ou ilha para a câmara principal de 8 MP, apesar dos dois grandes círculos.

O processador escolhido foi o Helio P35 da MediaTek

VIVO Y02S

O dispositivo móvel conta ainda com um ecrã de 6,51 polegadas de diagonal, com painel IPS LCD. A sua resolução fica-se pelo padrão HD+, portanto, 720p. Mais ainda, a sua taxa de atualização da imagem do ecrã fica-se pelo padrão convencional de 60 Hz.

VIVO Y02S

Ainda de acordo com a Vivo, a traseira do VIVO Y02S tem uma textura especial a simular o vidro fosco que afastará as impressões digitais e outras sujidades. Note-se, contudo, que o material de construção principal é o plástico.

Ecrã de 6,51 polegadas com tecnologia IPS LCD a 60 Hz (HD+)

VIVO Y02S

Podemos ainda observar a presença de um queixo (margem frontal inferior) consideravelmente maior que a margem superior. É um dos traços que evidenciam o caráter económico deste produto, com design muito comum deste escalão de gama baixa.

Importa também frisar que o Vivo Y02 não dispõe de leitor de impressões digitais. Possui, contudo, reconhecimento facial mediado pela câmara fotográfica frontal de 5 MP, também apta para as selfies.

O Vivo Y02 usa o sistema operativo Android 12 da Google com a interface Funtouch OS da fabricante. Temos também uma bateria com 5 000 mAh de capacidade, mas o carregamento é lento, limitado a 10 W de potência.

Exclusive:-.Vivo Y02s Renders And Specs Sheet. Leaked......#VivoY02s pic.twitter.com/HsVoUkJ7wK

— Me And You (@Meandyouindia) 26 de julho de 2022

Por fim, aguardamos agora a apresentação oficial deste smartphone Android e anúncio do seu preço de venda ao público que se espera, aliás, relativamente baixo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.