Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

(Vídeo) Os progressos deste robô que pode ajudar a construir carros e não só

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Cada vez mais se fala em robôs humanoides, na medida em que a sua evolução tem vindo a ser impressionante. Num vídeo recente, a Boston Dynamics (BD) mostrou novas imagens do seu robô “Atlas” a executar funções muito parecidas à de um ser humano.

Tal como podes ver em cima, a equipa da Boston Dynamics faz um acompanhamento das evoluções que o robô foi sofrendo, ao longo do tempo. No espaço de um dia, o vídeo reuniu cerca de meio milhão de visualizações.

Quais as melhorias que foram implementadas no robô “Atlas”?

Conforme explicam os especialistas da BD, foi necessário deixar para trás o Atlas HD. Recorde-se que este, antes, tinha um sistema hidráulico, o que representa uma tecnologia bastante cara e de manutenção dispendiosa.

A somar a isso, referiram que este era “desastrado”, outro dos motivos que levou ao abandono desse sistema. A nova versão do Atlas, sem sistema hidráulico, elimina acidentes provocados pela perda de líquido (via Notebook Check).

Boston Dynamics
(via Boston Dynamics)

A equipa realça ainda que o Atlas agora é mais rápido e cumpre as tarefas de uma maneira bem mais eficiente. Tal é possível, por causa de uma movimentação mais livre. Uma das melhorias é, por exemplo, a capacidade de andar para trás em vez de se virar.

Um dos principais usos futuros do Atlas

Espera-se que, num futuro próximo, o robô humanoide Atlas possa ser bastante usado na indústria automóvel. Segundo a mesma fonte de informação, a Boston Dynamics procura que o Atlas seja uma grande ajuda na produção de carros.

Em contexto de fábrica, o vídeo mostra-nos algumas das potencialidades do robô. Em vários momentos, vemos o Atlas a pegar em peças, carregá-las do ponto A ao ponto B e deixá-las, corretamente, no sítio adequado.

“Estamos a projetar o robô humanoide mais dinâmico do mundo para fazer tudo e qualquer coisa, mas chegamos lá um passo de cada vez. A nossa primeira tarefa é o sequenciamento de peças, uma tarefa logística comum no fabrico automóvel” - explica a empresa.

Quem parece estar interessada na aquisição de robôs para as suas fábricas é a BMW. Tal como a 4gnews noticiou recentemente, a marca usou os humanoides da Figure e o resultado pode ser visto no vídeo em baixo.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.