Versão global do Oppo ColorOS 14 começa a ser lançada: conhece as novidades

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Oppo acaba de lançar globalmente o ColorOS 14, baseado no Android 14. Esta será a próxima versão do user interface a entrar nos smartphones da marca. Destaca-se pelo design aquamórfico otimizado, mas também integra funcionalidades inovadoras baseadas em inteligência artificial (IA).

A marca promete uma eficiência sem precedentes e um desempenho mais fluido. Vem com ferramentas avançadas para a segurança e proteção da privacidade dos seus mais de 600 milhões de utilizadores ativos mensais em todo o mundo. Recorde-se que o ColorOS foi originalmente lançada em 2013. Conhece as novidades da nova versão.

Oppo

Oppo inspira-se na água para o design do ColorOS 14

A Oppo, inspirou-se na água, e elevou a sua linguagem de design com o ColorOS 14. O design aquamórfico está mais refinado, com efeitos sonoros e sistemas de cores novos que prometem uma interação mais intuitiva e agradável. A parceria com academias profissionais e uma das melhores equipas de design de som do mundo resultou em toques temáticos e sons harmoniosos em todos os dispositivos Oppo, para uma experiência auditiva envolvente.

As novidades seguem com o sistema de cores aquamórfico do ColorOS 14. Ele adapta-se inteligentemente ao estado do smartphone, à hora e ao conteúdo exibido no ecrã. Esta abordagem dinâmica torna a receção e compreensão da informação mais eficaz e intuitiva, oferecendo uma experiência de utilizador altamente imersiva e confortável.

O novo design Aqua Dynamics melhora a interatividade com o telemóvel, integrando formas comuns de interação em bolhas e painéis que se expandem naturalmente. Além disso, o ColorOS 14 apresenta o ecrã Always-On GO Green, uma iniciativa que visa sensibilizar para as alterações climáticas e a proteção ambiental, parte do compromisso da OPPO com a sustentabilidade.

Inteligência Artificial nos smartphones da Oppo

O ColorOS 14 vai além e integra funcionalidades de IA. O Smart Touch, por exemplo, permite aos utilizadores selecionar e reunir conteúdos com gestos simples. Além disso, o novo File Dock facilita a partilha de conteúdos entre aplicações, enquanto o Smart Image Matting permite recortar motivos de imagens ou vídeos, abrindo novas possibilidades de edição e personalização.

A segurança e privacidade dos utilizadores também são prioridade no ColorOS 14. Com o reconhecimento de organizações como ISO, ePrivacy e TrustArc, este sistema traz a nova funcionalidade Picture Keeper, que impede o acesso indevido às fotografias ou vídeos dos utilizadores.

Calendário de lançamento

A versão beta global do ColorOS 14 começou a ser lançada em outubro, em regiões selecionadas. Com a versão oficial global prevista para chegar primeiro ao OPPO Find N2 Flip. Agora é só ficares atento para experimentares estas novidades no teu smartphone Oppo.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.