O mais recente relatório da Canalys revela a queda nas vendas de smartphones na Europa, ainda que haja previsões para que em 2024 a procura aumente.
Apple e Samsung continuam a liderar as vendas, mas a Xiaomi e a Motorola conseguem crescer num mercado em declínio.
Samsung supera Apple e lidera mercado de vendas na Europa
Samsung e Apple enfrentaram desafios no terceiro trimestre de 2023 no mercado europeu, mas ainda assim a gigante sul-coreana conseguiu superar a rival norte-americana ao registar uma quota de mercado de 35%.
A Apple ocupa um honroso segundo lugar com 22% da quota de mercado. A chegada da série iPhone 15 com a entrada universal USB-C aumentou as vendas da empresa.
No entanto, ambas as marcas de smartphones tiveram de fazer frente a dificuldades criadas pelos retalhistas. Estes tentam reduzir o stock de modelos mais antigos das duas marcas, o que tem levado a uma queda nas vendas globais tanto da Samsung como da Apple.
A estratégia comercial da Samsung de alterar o foco da série A mais acessível para as séries premium Galaxy S e dos smartphones dobráveis começa a mostrar alguns sinais positivos, com os modelos de ecrã flexível a registarem um aumento de 3% nas suas vendas.
Ainda assim, a grande fatia de mercado europeu da Samsung continua a ser obtida através dos modelos de gama média da série Galaxy A que contam com boas especificações a um preço mais acessível.
Samsung abre caminho para crescimento da Xiaomi e Motorola na Europa
Mas a mudança de estratégia comercial da Samsung não tem apenas influenciado as vendas da marca sul-coreana. Esta alteração de foco abriu caminho ao crescimento da Xiaomi e Motorola na Europa.
A marca chinesa viu as suas vendas aumentarem nesta região, especialmente impulsionadas pela venda de modelos da série Redmi Note 12.
Já a Motorola conseguiu um aumento de 30% ano a ano com a generalidade dos seus modelos de gama média mais acessíveis.
Mas o relatório da Canalys tem boas notícias para as marcas de smartphones. De acordo com a empresa, no próximo ano o mercado vai crescer 4%, sobretudo devido à atualização dos equipamentos de gama média.
Editores 4gnews recomendam: