A CIRP – pesquisa de clientes da Consumers Intelligence Research Partners – acaba de dar boas e más notícias à Apple.
Pelo lado positivo, as vendas do iPhone 16 estão a ser melhores do que se pensava. No entanto, este ano os modelos mais avançados do smartphone icónico estão a ter uma receção mais morna, o que deve ser um alerta para Tim Cook.
iPhone 16 Pro e 16 Pro Max registam números mais baixos dos últimos cinco anos
De acordo com os dados revelados pela CIRP, no trimestre de dezembro de 2024 todos os modelos do iPhone 16 representaram 68% das vendas totais do smartphone nos EUA. Esta geração conseguiu ficar ligeiramente acima da geração anterior (iPhone 15) que, no mesmo período, registou 65% das vendas.
Mas as coisas começam a ganhar outro significado com as vendas dos modelos mais avançados iPhone 16 Pro e 16 Pro Max que registaram os números mais baixos dos últimos cinco anos.
Diz a CIRP que o iPhone 16 Pro Max foi responsável por 23% das vendas e que o iPhone 16 Pro por 16%. Tudo somado estes dois modelos respondem por 39% das vendas totais. E esta é a percentagem mais baixa que os modelos avançados da Apple registam em vendas nos últimos cinco anos.
Esta análise refere-se ao mercado dos EUA, no qual a Apple é líder de vendas. Muito graças aos modelos mais antigos do smartphone que continuam a contribuir para a receita da empresa.
A concorrência chinesa
Mas o mercado chinês, crucial para qualquer marca de smartphones, tem também dado muitas dores de cabeça a Tim Cook. Tudo porque, no quarto trimestre de 2024 as vendas da Apple caíram 25% naquele país.
A razão para isso acontecer está diretamente relacionada com a concorrência chinesa – Xiaomi, Huawei, Vivo – que apresentam alternativas inovadoras ao iPhone e a preços bastante competitivos.
O governo chinês tem também vindo a impulsionar a compra de dispositivos chineses, introduzindo mesmo incentivos para encorajar os utilizadores a comprarem equipamentos nacionais.
Tim Cook, CEO da Apple, tem feito várias viagens ao país para tentar resolver o problema, dado que o mercado chinês é um dos maiores e mais importantes do mundo.
Só em setembro é que chega a nova geração iPhone 17 e é esperado que traga mais inovações que façam a Apple voltar à ribalta, nomeadamente um novo smartphone Slim que parece ter um design inspirado num rival seu.