Se já tiveste que lidar com o tratamento de assuntos de serviços públicos online, sabes que os mesmos se encontram dispersos em vários websites. Isso pode causar confusão junto dos cidadãos e o Governo prepara-se para resolver isso muito em breve.
Como revela o jornal Público, o governo vai lançar um novo portal digital que se pretende que reunir mais de 300 sites num só. Este novo portal terá lançamento oficial durante o mês de setembro, mas será apresentado ao público já esta semana durante o festival NOS Alive.
Governo quer reunir mais de 300 sites num só
“Temos uma proliferação de ‘websites’, temos mais de 300 sinalizados e o cidadão muitas vezes não sabe onde é que se deve dirigir, ou tem de se dirigir a vários websites para conseguir tratar, às vezes, até de um mesmo problema”, afirmou a Ministra da Juventude e Modernização Administrativa, Margarida Balseiro Lopes.
A ministra acrescenta ainda que “Com a criação do portal único dos serviços digitais com a marca gov.pt é o cidadão dirigir-se a este site e lá conseguir tratar um conjunto de serviços que são disponibilizados pela Administração Pública”.
E o portal não será apenas um local onde o cidadão vai poder tratar de vários assuntos. Também será possível “ter o histórico das interações, nomeadamente as interações que aquele cidadão teve a propósito do IMT ou do IMI, que teve na repartição das Finanças X com o telefonema que fez”.
A ministra refere ainda que se deve “privilegiar o digital”. E que é necessário informar as pessoas que estas alternativas existem, pelo que nem sempre têm de deslocar presencialmente. E para os que tenham dificuldades com a parte digital, “existem espaços que são Espaços Cidadão, que neste momento há 891 - o último foi inaugurado em Braga e temos um horizonte de 400 até 2026”.
Como foi referido acima, o site será lançado no próximo mês de setembro e serão revelados mais pormenores durante a apresentação no NOS Alive. Está previsto lançamento de uma app em 2025 que vai funcionar como uma extensão deste portal.