Cuidado que a Google veio com tudo! Depois de lançar o Gemini, a nova aposta em Inteligência Artificial (IA), ao que tudo indica, a empresa já está a pensar no Gemini 1.5, uma versão melhorada em relação à original. De acordo com o The Verge, a Google está a deixar a versão disponível para desenvolvedores e utilizadores corporativos.
O plano da Google é claro: apostar forte no Gemini e na IA. Posto isto, há uma questão que surge. Depois de ter lançado uma versão tão recentemente, a versão 1.5 é melhor em quê? Uma das grandes chaves é ter sido feito com uma técnica chamada "Mixture of Experts", ou seja, o programa processa apenas parte do modelo geral, em vez de fazer o processamento total ao mesmo tempo. Traduzindo isso por miúdos, o utilizador sai a ganhar porque o modelo é mais rápido e mais eficiente a dar respostas às tuas necessidades.
O Gemini 1.5 pode ter cerca de 1 milhão (!) de tokens, 5 vezes mais que o GPT-4
Há outra característica fundamental nesta inovação e que tem deixado o CEO da Google, Sundar Pichai, particularmente confiante. O modelo de IA possui um grande janela de contexto, isto é, consegue analisar bastantes vezes mais conteúdo de uma só vez. Para termos uma noção mais real, estamos a falar de 1 milhão de tokens de capacidade, em função dos 128.000 do GPT-4 da Open AI e 32.000 da Gemini Pro. Um bocadinho diferente ou não? Resumidamente, o Gemini 1.5 alberga muito mais conteúdo.
Para Pichai, a utilidade da nova versão não se traduz apenas para o usuário comum. Também as empresas, no seu entender, podem tornar os seus processos laborais mais eficazes com esta nova tecnologia. De forma a compreendermos melhor as potencialidades do Gemini 1.5, o CEO da Google dá o exemplo de um cineasta que, por hipótese, tem um filme para analisar. Antes pelo contrário, poderia enviar o mesmo para o Gemini 1.5, que teria a capacidade de fazer uma crítica credível de cinema. Espantoso, certo?
A versão gratuita "só" terá 128.000 tokens
No mundo da tecnologia, o futuro é cada vez mais excitante e o Gemini 1.5 é apenas mais um motivo para todo esse entusiasmo. No entanto, calma! Não vai estar disponível para já. Como referimos, por enquanto, só para desenvolvedores e utilizadores corporativos. Espera-se que a versão gratuita apresente cerca de 128.000 tokens. A versão que chegará a 1 milhão já será paga, de acordo com o The Verge.
Nesta corrida pelas melhorias no mundo da IA, a Google não parece querer ficar para trás. A estratégia revela-se promissora, no entanto os próprios admitem que ainda há trabalho a ser feito, antes de apresentar a versão final ao público mais geral.
Ainda assim, nesta corrida, a Google não está sozinha, dado que o que não falta é concorrência. O CEO da Google revela que tem consciência de que todas estas batalhas corporativas não são assim tão importantes para o cliente, que apenas procura uma experiência, indiferente a tudo o resto. O próprio acrescenta, também, que tem tudo mudado de forma muito repentina, o que implica uma constante adaptação por parte de empresas como a Google, sempre na vanguarda da tecnologia de ponta.