Foi há bem pouco tempo que ficamos a saber que há uma marca subsidiária da BYD que está prestes a chegar ao mercado europeu. Neste caso, é a Denza, que foi apresentada em Milão (Itália), nos últimos dias.
A chegada da Denza a solo europeu, que vai acontecer ainda em 2025, será feita com dois modelos, numa fase inicial: o Denza D9 e o Denza Z9 GT. Quem já começou a “atiçar” o público europeu foi a própria BYD.
Denza Z9 GT é “10 vezes melhor do que a concorrência”: diz vice-presidente executiva da BYD
De acordo com a vice-presidente executiva da BYD, citada pela Razão Automóvel, o carro elétrico Denza Z9 GT “é realmente 10 vezes melhor do que a concorrência”. Stella Li vai mais longe e acrescenta que “nós temos características únicas que as marcas tradicionais não têm”.

Recorde-se que Li é cada vez mais uma celebridade no setor automóvel, tendo vencido o prémio de personalidade do ano nos World Car Awards. Tal como refere a mesma fonte de informação, a concorrência esperada para o Denza Z9 são modelos como o Porsche Taycan ou até o Audi e-tron GT.
A vice-presidente da BYD considera também que o Denza Z9 GT se trata do “modelo certo” para mostrar três dos principais ingredientes da marca: tecnologia, design e inovação. Por tudo isto, Li refere-se ao Z9 GT como a “escolha ideal” para entrar no mercado europeu.
Quais as principais características do Denza Z9 GT?
Quanto ao carro em si, o caráter único mencionado por Li pode ser visto, especialmente, nas suas nuances tecnológicas. O automóvel tem, por exemplo, a avançada e-Platform 3.0 Evo, baterias Blade e permite fazer rotações de 360º, como mostra este vídeo.
Sabemos ainda que o Denza Z9 GT, que chegará na sua versão 100% elétrica, vai ter três motores elétricos e uma potência de 965 cv. Tem ainda uma velocidade máxima de 240 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h a rondar os 3,4 segundos.
Espera-se ainda uma bateria com 100,1 kWh e uma autonomia máxima a rondar os 630 quilómetros. Em termos de dimensões, apresenta 5,19 metros de comprimento, 1,99 metros de largura e 1,50 metros de comprimento, com distância entre eixos de 3,12 metros.