Variantes das Intel Gen 11 reveladas nas últimas drivers

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

As gráficas Intel Gen 11 estão ao virar da esquina. Estas estarão integradas na próxima geração dos processadores Ice Lake, conferindo poder tanto a soluções de mobilidades como de secretária. As últimas drivers revelaram as suas 13 variantes.

A informação é atestada pelo site TechPowerUp. Teremos muitas variantes destas gráficas integradas usadas nos processadores baseados na arquitetura Sunny Cove. Além disso, estas estarão tanto na família Ice Lake, como na família Lakefield, que usa a tecnologia Foveros 3D.

Existem 13 variantes listadas nas drivers. Estas são as mais comuns:

  • Intel Iris Plus Graphics 950
  • Intel Iris Plus Graphics 940
  • Intel Iris Plus Graphics 930
  • Intel UHD Graphics 920
  • Intel UHD Graphics 910

Obviamente, o grande foco vai para a topo de linha: a Iris Plus Graphics 950. Está virá numa única configuração na plataforma Ice Lake. Terá clocks mais altos que o resto da linha, e facilmente vai atingir a barreira dos teraflops que a Intel tem alegado querer nesta arquitetura.

Nesta altura já vimos alguns benchmarks, que mostram o potencial destas gráficas. Estamos a falar de gráficas capazes de tornar completamente redundantes as Nvidia MX110 e MX130. Tendo em conta que ainda não podemos falar de uma versão completamente lapidada, a MX150 estará certamente no seu horizonte.

Modelos não-Íris serão destinados ao mercado de mobilidade

A Intel vai obviamente ter também (e como listados) os modelos não-Íris. São modelos mais modestos em termos de performance, com velocidades de clock mais baixas. Serão certamente suportados pelas séries U e Y dos Ice Lake. Ou seja, são destinados ao mercado de mobilidade.

O processo de fabrico das gráficas Gen 11 será de 10 nanómetros de 3ª geração. O grande objetivo da Intel é mesmo chegar à barreira dos teraflops com esta geração. Foram implementados refinamentos que trarão melhor performance por watt. O lançamento será na segunda metade do ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nokia alega ter enviado dados para a China por engano
  • Netflix apostará num novo plano para países específicos
  • Calculadora do Windows 10 ganhará função bastante útil para estudantes

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.