"Vamos banir o TikTok dos Estados Unidos" declarou Donald Trump!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Donald Trump está pronto para banir o TikTok de operar nos Estados Unidos. A Bloomberg avançou que o presidente americano afirmou que está pronto para assinar os documentos necessários para banir a aplicação, seja através de uma ordem executiva ou por emergência.

A ameaça de um banimento por completo nos Estados Unidos foi mencionado pela primeira vez no dia 7 de julho. O Secretário de Estados Mike Pompeo declarou que "é algo que estamos a considerar". Contudo, foi sugerido que a TikTok evitasse o seu banimento ao tornar-se uma empresa americana.

Dessa hipótese surgiram rumores de que a ByteDance, empresa proprietária do TikTok, estaria a considerar vender a app à Microsoft. No entanto, na sexta-feira passada, Donald Trump negou esses rumores, afirmando que esse negócio não irá acontecer.

Sem a hipótese de serem comprados por uma empresa americana, o TikTok está mesmo em risco de ser completamente banido nos Estados Unidos. Teremos então em mãos o banimento de outra marca popular, além da Huawei e ZTE que já foram banidas do território americano.

Índia também está a ponderar banir o TikTok

Sendo "vizinhos", seria de esperar que a Índia apoiasse o TikTok, independentemente das suas alegadas ligações ao goveno chinês. Contudo, o governo indiano partilha das mesmas preocupações que o governo americano, pois consideram o TikTok uma ameaça à segurança nacional.

Recemente, a Índia emitiu uma lista de dezenas de aplicações que consideram nocivas para a segurança nacional da nação, entre elas o TikTok. É provável que nos próximos dias vejamos desenvolvimentos em relação a esta situação, embora pouco positivos para a ByteDance.

Editores 4gnews recomendam:

  • Obrigado WhatsApp! Nova solução para te dar silêncio nos grupos mais chatos!
  • Telegram "copia" funcionalidade popular do Facebook Messenger! Sabe qual
  • Apple confirma o atraso no lançamento do iPhone 12! Sabe tudo
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.