Só vais precisar de 30MB para utilizar o Google Stadia!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Uma das questões mais importantes sobre o serviço gaming Google Stadia são os requisitos de velocidade de internet. Certamente que um serviço que pode transmitir jogos a 4K até 60fps vai necessitar de uma ligação de pelo menos, 100MB, certo?

Na verdade, de acordo com uma entrevista com o vice-presidente da Google Phil Harrison, o mínimo recomendado são 30MB. Harrison utilizou o exemplo do Projecto Stream testado o ano passado, onde uma transmissão a 1080/60fps precisou de 25MB por segundo.

Estamos a falar de uma velocidade de ligação perfeitamente razoável para executar um serviço tão inovador. A verdade é que a Google parece ter feito um investimento considerável em garantir a estabilidade no Stadia.

Em Portugal, uma ligação de fibra a 30MB pode ser suficiente para jogar no Stadia

Harrison acrescentou que é possível atingir o mínimo de qualidade com ligações ainda mais baixas que 30MB mas este é o mínimo recomendado. Sendo assim, podemos supor que utilizadores com ligações de 100MB e 200MB irão usufruir de uma estabilidade ainda maior.

O vice-presidente da Google explicou que a empresa fez grandes investimentos em hardwarare, software e serviços que codificam a transmissão que sai dos centros de dados. Posteriormente a resolução do jogo dependerá da largura de banda dos utilizadores.

É inevitável não mencionar o serviço exclusivo a algumas cidades dos Estados Unidos, Google Fiber. Contudo, Harrison não se pronunciou sobre a fibra da Google na entrevista, dando uma resposta generalista quando questionado sobre o assunto.

Seja como for, a Google está perfeitamente ciente que este serviço demorará a estar disponível para a maioria dos consumidores. Certamente estará disponível inicialmente apenas nos Estados Unidos, podendo depois expandir-se.

No entanto, dada a natureza platónica do serviço, é provável que esteja disponível mais depressa do que pensamos. O serviço PlayStation Now, por exemplo, chegou a Portugal recentemente, embora com algum lag.

O Google Stadia parece querer ser o Netflix do gaming, embora ainda não se saiba o modelo de negócio que irá executar. Existe a possibilidade das subscrições como a de comprar títulos isolados, quem sabe. Talvez tenhamos acesso a ambas.

Editores 4gnews recomendam:

  • 10 Smartphones Android mais populares em Portugal comparados com outros países
  • Futuros Google Pixel podem ter estabilização de imagem em 4D
  • Câmara MIUI finalmente recebe integração do Google Lens

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.