USB-C: não te deixes enganar pela Apple, os créditos são da União Europeia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Keynote (apresentação) da Apple está a escassas horas do seu início às 18 horas de Lisboa, com a apresentação dos novos iPhone 15 a ser (apenas) uma das novidades. Serão os primeiros smartphones iOS com a entrada USB do Tipo C, tendo a gigante de Cupertino abandonado finalmente o Lightning.

Teremos finalmente um conector comum, uma tecnologia já popular da Europa e presente no segmento Android há vários anos. Para todos os efeitos, porém, importa não esquecer a realidade dos factos e perceber o porquê de a Apple ter finalmente este tipo de conexão. Na prática, foram obrigados pela União Europeia a fazer esta transição.

USB do Tipo C em todos os dispositivos na Europa

Apple USB C
USB-C vem substituir a porta Lightning nos iPhone da Apple.

A União Europeia tutela, de várias formas, o bem-estar e a cidadania europeia a vários níveis. Esta sim é a principal razão para a Apple, após cerca de dez anos com o seu conector Lightning, transitar finalmente para o padrão comum.

A empresa de Tim Cook tentou, ao máximo, manter-se fiel à sua entrada proprietária, mas se quiser continuar a vender telefones na Europa comunitária, tem que adotar o Tipo C para carregamento.

Importa frisar que é esta a entrada universal na Europa - o USB do Tipo C - e apesar de já termos esta entrada nos iPad, bem como na base de carga magnética dos Apple Watch. Ora, faltava ainda encontrar esta mesma entrada nos seus telemóveis.

Entrada Lightning foi introduzida com o iPhone 4S em 2011

Apple iPhone 4s
Apple iPhone 4s: o último modelo apresentado pela mão de Steve Jobs em 2011

A partir de agora, a Apple começará a vender novos carregadores (oficiais) com porta USB-C para os novos utilizadores dos iPhone 15. Além disso, na caixa destes smartphones virá agora um cabo trançado, à cor do dispositivo, com esta nova entrada USB-C.

Ao que tudo indica, podemos ter diferentes potências de carga consoante os modelos de iPhone 15 em questão, além de acessórios com certificação oficial MFi (Made for iPhone), caso os rumores estejam certos.

Carregadores "do Android" também servirão no iPhone

USB-C
Entrada USB-C, o padrão vigente na Europa e no Mundo.

Por outro lado, também outros dispositivos da maçã trincada terão que cumprir com esta imposição europeu de usar o conector ou porta universal. Em particular, a própria caixa dos auriculares AirPods terá, também ela, que adotar o USB do Tipo C.

Em suma, para os utilizadores de iPhone será mais fácil encontrar alguém que lhes empreste o carregador, se necessário. Isto porque a partir da geração iPhone 15, também os telemóveis Apple terão que se adaptar a este padrão já comum na Europa.

Por fim, aguardemos agora pela apresentação oficial dos próximos iPhone e ainda mais notícias sobre a Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.