Usas Chave Móvel Digital? Houve um ataque neste e mais sites do Governo que estão em baixo

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Ao que tudo indica, há algumas plataformas bastante populares em Portugal que estão a dar problemas, nas últimas horas. De acordo com o portal de notícias do Sapo, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) foi alertada de possíveis ataques de agentes de malware.

Chave Móvel Digital, AMA e ePortugal estão a ser afetados

Como refere a mesma fonte, a plataforma da Chave Móvel Digital é uma das que está a registar problemas de acesso. Aparentemente, os users não estão a conseguir entrar nos serviços de autenticação.

De forma a conferir o problema em questão, tentamos aceder à Chave Móvel Digital através do computador. O resultado foi este:

Chave Móvel Digital

Também na plataforma da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o problema tem-se verificado. Novamente, fizemos o teste e tentamos aceder à AMA, através de um computador. Como é possível constatar pela imagem abaixo, aparece uma notificação a dizer “Server Unavailable”.

Site AMA

Pelo mesmo caminho, vai o Portal Gov, que também não permite aceder aos conteúdos. Na imagem abaixo, conseguimos ver a sinalética de problemas na plataforma que aparece ao clicar no site. Importa destacar que este é o mesmo exato resultado que, à data de escrita do artigo, aparece quando se clica no site do ePortugal.

ePortugal

O que diz o CNCS?

Face aos problemas registados, o CNCS já emitiu um comunicado sobre o assunto. Após ter sido notificado sobre o que está a acontecer, a entidade em questão admitiu o “impacto substancial ao nível dos serviços suportados por esta entidade, tais como Autenticação.Gov e o Gov.ID”.

Ainda assim, o Centro Nacional de Cibersegurança refere, em nota oficial, que irá acompanhar o acidente e “prestar apoio ao nível das medidas de mitigação e na fase de recuperação".

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.