Até ao final deste ano a Apple poderá suspender a produção do seu headset de realidade mista Vision Pro.
Esta possibilidade, ainda por confirmar por parte do fabricante, poderá ser o resultado de um conjunto de cenários menos propícios ao sucesso deste tipo de equipamentos – sobretudo a falta de conteúdos inovadores e pelo preço (3.500 dólares, no caso do Apple), que tem afastado a adesão de mais utilizadores.
A informação teve origem num artigo do site The Information (acesso pago), que fala numa redução significativa da produção do Apple Vision Pro e de movimentações do fabricante que sugerem o eventual cancelamento da produção.
Produção revista em baixa
O artigo do The Information, divulgado pelo Phone Arena, cita várias fontes “diretamente envolvidas” na produção de componentes para os Vision Pro para traçar o atual cenário.
Essas fontes referem que desde o início do verão a Apple começou a reduzir substancialmente a produção do seu headset, numa eventual resposta às vendas menos conseguidas e a sugerir que as unidades disponíveis do Vision Pro serão já as suficientes para satisfazer a procura até 2025, ano em que está previsto o fim do seu ciclo de vida.
A informação detalha que os fornecedores terão já produzido componentes suficientes para criar cerca de 500 mil headsets, com algumas fábricas a terem a produção suspensa desde maio.
Do mesmo modo, a Apple terá informado a chinesa Luxshare, que faz a produção do Vision Pro, de que terá de reduzir ‘significativamente’ até novembro a produção dos atuais 1000 headsets diários - que representam já metade das unidades previstas.
Headset mais barato a caminho?
A informação do Phone Arena avança também que Apple terá feito uma pausa de um ano no desenvolvimento da segunda geração do Vision Pro, centrando o seu foco no desenvolvimento de uma versão mais acessível do seu headset, de forma a enfrentar a concorrência.
O artigo do The Information revela que a Apple terá dado instruções aos seus fornecedores para prepararem a produção de 4 milhões de headsets ‘low-cost’ - metade dos objetivos traçados para o Vision Pro original.
Apesar disso, a mesma fonte refere que a marca da maçã poderá ainda lançar uma atualização do seu Vision Pro, de forma a conseguir escoar o stock de componentes ainda disponível nos seus fornecedores.