União Europeia trava Apple nos seus planos de limitação de velocidade no USB-C

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Parece que a “guerra” entre a Apple e a União Europeia vai continuar. Em causa está o plano de Cupertino para limitar as velocidades de carregamento USB-C.

Se o fizer, a Apple estará a violar a nova legislação europeia de uniformização na tecnologia de carregamento e poderá ter de enfrentar as consequências…

União Europeia e Apple continuam a enfrentar-se no carregamento universal USB-C

Cabos de carregamento USB
Apple pode querer contornar a diretiva da União Europeia relativa ao carregamento universal USB-C Crédito@SolenFeyissa/Unsplash

A nova legislação da União Europeia relativa à uniformização do carregamento universal USB-C para todos os equipamentos eletrónicos levou a Apple a ceder e o próximo iPhone 15 terá já esta porta de carregamento universal.

Mas, de acordo com alguns rumores, a Apple poderia contornar a nova legislação ao estabelecer diferentes velocidades de carregamento para cada um dos novos modelos do iPhone. Várias fontes apontam para que a empresa de Cupertino apenas permita que o seu modelo mais avançado tenha a velocidade mais rápida de carregamento.

No entanto, se a empresa de Tim Cook optar por esta estratégia pode enfrentar nova guerra com as autoridades europeias, visto que tal medida viola a nova legislação que entra em vigor no próximo ano.

Tudo porque as autoridades europeias vieram já esclarecer e passamos a citar que “a harmonização da tecnologia de carregamento rápido vai ajudar a evitar que os fabricantes limitem injustificadamente a velocidade de carregamento. Também vai ajudar a garantir que a velocidade de carregamento seja a mesma ao usar qualquer carregador compatível para um dispositivo”.

Ainda há uma forma de a Apple contornar a legislação europeia

Esta orientação pode acabar com os planos da Apple em definir velocidades de carregamento diferentes entre os seus novos modelos de iPhone. Os rumores explicam que a empresa de Cupertino pretendia recorrer à sua certificação MFi (Made for iPhone/iPad) para limitar a velocidade de carregamento de cada terminal.

No entanto, com esta diretiva tão explícita quanto à questão de carregamento, a Apple pode ser acusada de não cumprir com a legislação, ainda que os equipamentos integrem a tão esperada porta USB-C.

Mas há ainda uma hipótese de a Apple contornar a nova legislação. Todas as diretivas da União Europeia referem-se apenas às velocidades de carregamento e não de transferência. Será que a Apple irá diferenciar os modelos base dos modelos Pro neste último ponto? Nas próximas semanas, podem ser reveladas mais informações sobre esta saga que já faz lembrar uma série com muitas temporadas…

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt