União Europeia quer baterias removíveis de volta. Entende porquê

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com documentos encontrados no fórum XDA Developers, a União Europeia está a desenvolver um plano para tornar as baterias acessíveis ao utilizador novamente. Caso a legislação seja aprovada, significa que os telemóveis voltarão a ter baterias removíveis.

A maioria das fabricantes atualmente opta por colocar as baterias embutidas nos telemóveis. Contudo, as baterias por vezes são o primeiro componente a deteriorar-se, prejudicando a restante estrutura do telemóvel, além de dificultar a sua reciclagem se for embutida.

Estas podem ser as razões pelas quais a União Europeia está a considerar reverter a norma. A verdade é que ainda há telemóveis a serem vendidos com baterias externas, mas são equipamentos de gama baixa ou telemóveis de teclas mais "tradicionais".

Supostamente, estes documentos irão ser oficialmente anunciados em março. Seja como for, esta mudança ainda pode levar alguns anos a acontecer, caso toda a legislação vá para a frente. Nem todos os projetos aprovados pela União Europeia chegam a ver a luz do dia.

Aproveita para descobrir os telemóveis com a maior autonomia de bateria no mercado.

União Europeia quer padronizar entradas nos telemóveis

Há quase uma década que a União Europeia tem um objetivo, em relação a telemóveis: padronizar as entradas de carregamento num só protocolo. Isto levaria à criação de um carregador único europeu, transversal a todos os telemóveis, independentemente da fabricante.

Cerca de 14 fabricantes como a Samsung, Apple, Huawei e Nokia assinaram um memorando em 2009 a reconhecer a necessidade de padronizar as entradas de carregamentos dos telemóveis. Esta ideia tem o propósito de reduzir o lixo eletrónico causado por carregadores deitados para o lixo.

A empresa que seria mais afetada por esta decisão seria a Apple, que continua a utilizar a sua entrada proprietária Lightning. Caso um dia a padronização seja aprovada, a Apple ver-se-á obrigada a cumprir as normas europeias, abandonando a sua entrada.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme 6 Pro com (algumas) especificações confirmadas antes do lançamento
  • Teremos dois Xiaomi Black Shark 3! Alguns detalhes revelados pelo CEO da Xiaomi
  • O mítico Nokia 5310 Xpress Music vai ser ressuscitado pela marca
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.