União Europeia define data para a transição do iPhone para USB-C

Carlos Oliveira
Comentar

Como é amplamente conhecido, a União Europeia quer que todos os dispositivos eletrónicos adotem o mesmo padrão de carregamento. A interface escolhida foi USB-C e também o iPhone terá de fazer a mudança se quiser permanecer neste mercado.

A proposta de legislação inicial indicava que a transição teria de se concretizar entre 2024 e 2025, mas agora temos uma data concreta. Com efeito, será a partir de 28 de dezembro de 2024 que todos os produtos recarregáveis terão de utilizar a mesma porta.

Até 28 de dezembro de 2024 também o iPhone terá de usar USB-C

A diretiva publicada pelo organismo europeu estabelece que a partir dessa data todos os equipamentos suscetíveis de carregamento por fio terão de uniformizar o sua entrada. Isto significa que qualquer smartphone, tablet ou portátil terá de adotar o USB-C.

iPhone USB-C

Apesar dos esforços da Apple para combater esta mudança, a norte-americana terá mesmo de incluir a entrada USB-C no iPhone. Isto se quiserem continuar a comercializar os seus smartphones no mercado europeu.

Este é dos poucos segmentos em que a Apple se mantém leal do Lightning, afirmando que uma mudança para um padrão universal colocaria um garrote à inovação. Argumentos que não colheram junto do legislador europeu.

Recentemente, um executivo da Apple afirmou que a empresa iria cumprir com as normas europeias. Declarações que confirmam a adoção do USB-C no iPhone, embora isso nunca tenha sido expressamente referido.

Vários rumores afirmam que a mudança acontecerá já no próximo ano, aquando do lançamento dos iPhone 15. Porém, ainda não é certo se todos os modelos dessa linha terão direito a esta desejada atualização.

No caso de todos os modelos receberem USB-C, a Apple poderá manter o padrão USB 2.0 nos modelos base. Isto significa que as velocidades de transferência de dados se manterão num máximo de 480 Mbps tal como no Lightning.

AirPods terão até 2026 para darem o salto

Também os AirPods terão de mudar para a interface USB-C, mas aqui a União Europeia oferece um prazo mais alargado. Com efeito, será até 28 de abril de 2026 que todos os dispositivos de áudio terão de utilizar o padrão universal.

Isto significa que até à primavera de 2026, todos os produtos da Apple vendidos na Europa utilizarão a mesma porta de carregamento. Não porque a norte-americana o deseja, mas porque será obrigada a isso.

Outra mudança que a Apple poderá ver-se obrigada a fazer tem que ver o suporte a lojas de aplicações de terceiros. A União Europeia deseja uma maior abertura no mercado digital, com um alargamento de ofertas e escolhas para os utilizadores.

Atualmente, a App Store é o único local onde os utilizadores iPhone podem descarregar aplicações e jogos para o seu equipamento. Caso as intenções da UE com a Lei dos Mercados Digitais avancem, a Apple ver-se-á obrigada a abrir o seu ecossistema.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.