
O Nova Launcher, uma das aplicações mais populares de sempre do Android, chegou ao fim! A novidade foi dada a conhecer pelo próprio fundador, Kevin Barry, que a criou em 2011.
Para os leitores que não estão tão familiarizados, trata(va)-se de uma aplicação que possibilita(va) opções avançadas de personalização, como por exemplo a modificação de ícones do WhatsApp ou de qualquer outra aplicação.
Mas no seu extenso reportório de possibilidades consta(va) também efeitos de transição e a possibilidade de criar interfaces únicas. A verdade é que tudo mudou em 2022, quando a Branch Metrics avançou para a compra do projeto, levantando especulações sobre possíveis mudanças no modelo de negócio e introdução de anúncios.
O que ditou o fim do Nova Launcher?
Na altura, a empresa prometeu manter a filosofia original e a equipa responsável pelo desenvolvimento. No entanto, há precisamente um ano, em agosto de 2024, a nova administração dispensou a maioria dos colaboradores, tendo Kevin Barry ficado como o único programador.
A gota de água foi quando Barry pediu para disponibilizar o código-fonte do Nova Launcher como software livre. O pedido foi recusado e o criador decidiu 'bater com a porta' e abandonar definitivamente o projeto.
Por agora, o Nova Launcher continua a funcionar sem problemas. Porém, deixará de ter atualizações (tanto de funcionalidades como de segurança) o que irá levar a que dentro de pouco tempo deixe de ser compatível com os padrões de segurança da Google.