Uma bateria de 4000 mAh carregada na totalidade em 8 minutos? sim, a Xiaomi consegue

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Quando apresentou o Xiaomi 12 Pro, a marca chinesa revelou também o chip Surge P1, da sua autoria, que integrou no terminal.

Mas agora a fabricante chinesa explica mais ao pormenor a história e os benefícios do chip que carrega totalmente uma bateria de 4000 mAh em apenas oito minutos. A Xiaomi está mesmo a pensar no futuro do carregamento rápido...

Chip Xiaomi Surge P1 carrega baterias na totalidade em menos de 20 minutos

Na apresentação de 28 de dezembro do ano passado, as atenções concentraram-se sobretudo na nova série de smartphones Xiaomi 12, na interface MIUI 13 e no smartwatch S1, mas a Xiaomi revelou muitas mais novidades. Entre estas estava o chip Surge P1, componente integrante do modelo Xiaomi 12 Pro, e que agora a marca vem explicar ao pormenor os seus benefícios.

E a principal vantagem deste chip, desenvolvido pela própria Xiaomi, é as velocidades de carregamento que proporciona. De acordo com a fabricante chinesa, com o chip Surge P1 uma célula de 120 W pode ser carregada em apenas um segundo. Fazendo as contas, tal significa que uma bateria de 4600 mAh pode ser totalmente carregada em 18 minutos.

Mas melhor, se se recorrer a uma tecnologia de carregamento com fios de 200 watts, o chip consegue que uma bateria de 4000 mAh fique a 100% em oito segundos!

Saliente-se que este conceito de carregamento de uma única célula de 120 w é o primeiro a surgir na indústria.

Xiaomi Surge P1 com 42 níveis de proteção de segurança

A segurança também não foi esquecida e a Xiaomi equipou o novo chip com uma proteção mais completa. O Surge P1 oferece suporte de até 42 níveis de proteção de segurança enquanto que o seu antecessor apenas tinha suporte para 34 níveis.

Mas de acordo com declarações do vice-presidente do Comité Técnico do Grupo Xiaomi, a marca chinesa não vai ficar por aqui. Afirma o responsável que “quanto maior é a capacidade da bateria, mais difícil é carregá-la rapidamente. Os engenheiros da Xiaomi continuam a inovar e alcançar o melhor equilíbrio nas três dimensões de desempenho de carregamento, vida útil da bateria e espessura do corpo, quebrando o recorde de velocidade de carregamento da indústria e trazendo o carregamento com fios para 10 minutos pela primeira vez ... Este avanço não é o fim para Xiaomi, mas um novo ponto de partida ”.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi 11i HyperCharge é oficial: 120W de carregamento na gama-média
  • Já se conhecem pormenores sobre o próximo "grande" smartphone da Xiaomi
  • Dupla Xiaomi 12 Pro e MIUI 13 ganha título de desempenho mais suave
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt