Um simples dispositivo pode desbloquear um iPhone num máximo de 17 horas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Todo este braço de ferro que temos testemunhado ultimamente entre o FBI e a Apple mais parece uma novela. De um lado temos uma das mais conceituadas forças policiais do mundo que pretendia a colaboração da Apple para aceder a um iPhone. Do outro temos uma marca que recusou tal pedido, alegando a privacidade dos seus clientes, ao invés da colaboração com a justiça.

Isto fez correr muita tinta, especialmente até que ponto necessitaria efetivamente o FBI da autorização da Apple, para aceder ao iPhone do tal terrorista. A verdade é que no final o FBI lá conseguiu aceder ao iPhone pretendido, sem a ajuda da empresa de Cupertino.

Vê também: APPLE vs FBI: Quem falará verdade?

E para apimentar ainda mais esta polémica, surge agora informação de um dispositivo que está ao alcance de qualquer um, sendo este capaz de desbloquear um iPhone facilmente. O dispositivo em causa é chamado de IP-BOX e pode ser encontrado numa loja online Inglesa pela módica quantia equivalente acerca de 150€.

Ora, o responsável pelo site diz que este IP-BOX foi desenvolvido com o intuito de ajudar os utilizadores de um iPhone que tenham o azar ou descuido de esquecer a sua própria password de acesso. Esta é a justificação mais correta para a existência deste acessório, mas obviamente que quem o criou tem de ter a noção de que o mesmo poderá ser utilizado tanto para o bem, como para o mal.

Já o seu funcionamento parece ser simples, bastando conectá-lo ao iPhone pretendido, mas atenção que o modelo atualmente comercializado apenas funciona com iOS 7 e abaixo. Mais lá para o final do mês deverá ser disponibilizada uma nova versão, já compatível com iOS 9. Já o tempo de desbloqueio poderá oscilar entre os 6 segundo e as 17 horas. O Daily Mail diz ter desbloqueado um iPhone 5C em 6 horas, com este IP-BOX.

Este tem sido um tema quente nos últimos tempos e a aparição deste IP-BOX vem mexer ainda mais com tudo isto. Nunca fui de acreditar que o FBI necessita-se mesmo do apoio da Apple para aceder a um iPhone, mas o acesso tão banalizado de um mecanismo destes à população, pode efetivamente causar algum alarme em relação à segurança dos nossos dados.

Talvez queiras ver:

  • iPhone SE com a pior adoção dos iPhones no primeiro fim-de-semana
  • Huawei P9 – Não pisques, ou perdes este teaser
  • Moto X3 apanhado em leak com ecrã de 5″ polegadas
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.