Um homem voar a 200 km/h? Sim, é possível e temos o vídeo a provar

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Peter Salzmann, um piloto austríaco de wingsuit, conseguiu bater três recordes na história da aviação humana. O momento aconteceu em outubro, mas só agora todos os pormenores foram divulgados. Vê o impressionante feito no vídeo divulgado pelo New Atlas.

De acordo com informações divulgadas pela Red Bull, empresa conhecida pelo seu apoio a aventuras radicais e envolvida neste projeto, o austríaco saltou de uma altura de 4063 metros, atingiu uma velocidade de 200 km/h numa viagem com a duração de quase seis minutos, percorrendo uma distância incrível de 12,5 quilómetros.

Tudo aconteceu na montanha Jungfrau, na Suíça, com o piloto equipado com um wingsuit especialmente concebido para esta ocasião. Com este voo humano bem-sucedido foram batidos nada mais nada menos que três recordes de uma só vez.

teste com wingsuit foil
Crédito@JoergMitter/RedBullContentPool

Em primeiro lugar foi batido o recorde mundial para o tempo de voo base mais longo com os 5 minutos e 56 segundos do austríaco; depois foi também superado o recorde de distância de voo base mais longa com a distância de 12,5 quilómetros e, por fim, este foi também o maior salto base bem-sucedido a nível mundial com a altura de 4063 metros.

O que é um wingsuit e o que tem este de especial?

Wingsuit foil
Crédito@JoergMitter/RedBullContentPool

Para quem não sabe, um wingsuit é um fato de nylon com três asas – duas entre os braços e o tronco e uma entre as pernas. O formato e design deste fato foram concebidos para aumentar a área de superfície e captar ar para gerar sustentação e permitir um voo controlado.

Desta forma, o piloto de wingsuit consegue controlar a direção e a velocidade de voo, ao alterar o ângulo e o formato do fato.

Este wingsuit usado por Peter Salzmann em especial é designado por wingsuit foil e tem uma envergadura de 2,1 metros, um núcleo em espuma e elementos impressos em 3D. Foi desenvolvido nos três últimos anos pelo próprio piloto austríaco em colaboração com o designer Andreas Podlipnik e com a Red Bull Advanced Technologies.

Para chegarem ao modelo final usado neste voo, foram criados seis protótipos diferentes e feitos testes aéreos no túnel de vento para wingsuit em Estocolmo, Suécia.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt