Apesar dos primeiros carros elétricos datarem ainda dos anos 1800, um modelo de 1941 é provavelmente um dos mais antigos de que temos registos. Criado como resposta a uma crise energética, o chamado Voiture Légère de Ville (Carro Leve de Cidade) marcou a história da Peugeot, tanto por seu design peculiar quanto por demonstrar a habilidade de adaptação da indústria durante um período de crise.
O pequeno VLV
O Voiture Légère de Ville (VLV) foi produzido pela Peugeot entre 1941 e 1943 como resposta à escassez de combustível na França durante a ocupação alemã. No período, o anúncio do carro surpreendeu, isso porque a Peugeot foi a única, entre as grandes fabricantes da França neste período, a investir na propulsão elétrica.
Ao todo, 4 baterias de 12V armazenadas na parte da frente do veículo proporcionavam-lhe 80 km de autonomia por carga e uma velocidade máxima de 36km/h. Embora tivesse a parte traseira bem estreita, o modelo tinha 2 rodas na frente e 2 atrás.
Conforme noticiou a página Mashable, o carrinho de 2 lugares era utilizado principalmente por funcionários dos correios e médicos durante a Segunda Guerra Mundial. Ao todo, a Peugeot produziu apenas 377 VLVs antes de o modelo ser banido pelas autoridades alemãs.
Atualmente, o VLV pode ser visto junto a outros modelos de carros históricos em museus como o Peugeot Adventure Museum.