As operadoras de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) chegaram a Portugal inicialmente como um verdadeiro ‘olimpo’ para os utilizadores. Para além da conveniência, trouxeram todo um nível de atendimento durante a viagem. Mas parece isso já não é bem assim.
Segundo o Portal da Queixa, o número de reclamações dirigidas às principais operadoras de TVDE em Portugal continua a crescer. O destaque negativo vai para a Uber, mas a Bolt também tem uma grande percentagem.
Face a 2022, as reclamações contra estes serviços aumentaram 25% neste início de 2023. A Uber lidera as reclamações com 70%, seguida da Bolt com 25% e a Free Now com 3%. A Bolt destaca-se ainda mais pela negativa, com um aumento de 74% nas reclamações face a 2022.
“Entre os dias 1 de janeiro e 5 de junho, foram registadas no Portal da Queixa um total de 487 queixas”, pode ler-se. No mesmo período de 2022 haviam sido registadas 391 queixas. Abaixo detalhamos os 10 principais motivos de reclamação.
10 principais motivos de reclamação contra TVDE no Portal da Queixa
- Cobrança indevida - 29% das queixas
- Problemas com a faturação - 9%
- Não comparência do motorista - 8,2%
- Valor excessivo - 8,1%
- Comportamento do motorista - 6%
- Bloqueio/ativação de conta - 5,8%
- Cancelamento de viagem - 5,7%
- Condução perigosa - 4,5%
- Falta de apoio da marca operadora na solução de problemas ao motorista - 2,8%
- Falta de apoio da marca operadora na solução de problemas ao cliente - 2,7%
Perante estes dados, a Uber regista um índice satisfação bastante baixo de 43,9 em 100. Tem uma taxa de resposta aos problemas de 98,6%, mas de resolução apenas 17,1%. A Bolt tem um índice de satisfação de 24,2 (em 100), taxa de solução de 19,4% e taxa de resposta de 24,5%.
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