Uber e Bolt têm cada vez mais queixas em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

As operadoras de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) chegaram a Portugal inicialmente como um verdadeiro ‘olimpo’ para os utilizadores. Para além da conveniência, trouxeram todo um nível de atendimento durante a viagem. Mas parece isso já não é bem assim.

Segundo o Portal da Queixa, o número de reclamações dirigidas às principais operadoras de TVDE em Portugal continua a crescer. O destaque negativo vai para a Uber, mas a Bolt também tem uma grande percentagem.

Face a 2022, as reclamações contra estes serviços aumentaram 25% neste início de 2023. A Uber lidera as reclamações com 70%, seguida da Bolt com 25% e a Free Now com 3%. A Bolt destaca-se ainda mais pela negativa, com um aumento de 74% nas reclamações face a 2022.

“Entre os dias 1 de janeiro e 5 de junho, foram registadas no Portal da Queixa um total de 487 queixas”, pode ler-se. No mesmo período de 2022 haviam sido registadas 391 queixas. Abaixo detalhamos os 10 principais motivos de reclamação.

10 principais motivos de reclamação contra TVDE no Portal da Queixa

  1. Cobrança indevida - 29% das queixas
  2. Problemas com a faturação - 9%
  3. Não comparência do motorista - 8,2%
  4. Valor excessivo - 8,1%
  5. Comportamento do motorista - 6%
  6. Bloqueio/ativação de conta - 5,8%
  7. Cancelamento de viagem - 5,7%
  8. Condução perigosa - 4,5%
  9. Falta de apoio da marca operadora na solução de problemas ao motorista - 2,8%
  10. Falta de apoio da marca operadora na solução de problemas ao cliente - 2,7%

Perante estes dados, a Uber regista um índice satisfação bastante baixo de 43,9 em 100. Tem uma taxa de resposta aos problemas de 98,6%, mas de resolução apenas 17,1%. A Bolt tem um índice de satisfação de 24,2 (em 100), taxa de solução de 19,4% e taxa de resposta de 24,5%.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.