Twitter Blue: o que é, o que oferece e quanto custará o Twitter 'premium'

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Twitter disponibilizará uma versão paga da sua rede social. Em seguida, no decurso deste artigo, ficarás a saber tudo o que precisas sobre o Twitter Blue, a vertente premium desta plataforma, do seu preço, possíveis vantagens e justificativas para o seu lançamento.

Até ao momento a publicidade apresentada nesta rede social é a sua maior fonte de receita, contudo, esta pode não ser o suficiente para manter a empresa a faturar vários milhões de dólares. Desse modo, a empresa prepara agora novas funções e regalias para a versão paga desta popular rede social.

A empresa já confirmou o desenvolvimento do Twitter Blue

Twitter

A criação de Jack Dorsey tem feito as manchetes com rumores sobre o lançamento da vertente Blue. Uma versão paga do Twitter, mediante subscrição, que foi gradualmente sugerida até que mais recentemente a própria empresa a confirmaria.

Mas, afinal, qual é a proposta de valor do Twitter Blue?

Importa frisar que a maioria dos detalhes conhecidos sobre o Twitter Blue emanam da análise ao código-fonte das versões mais recentes da rede social. Portanto, é provável que algumas destas descobertas apresentem algumas nuances assim que forem divulgadas oficialmente a devidamente aplicadas.

De qualquer modo, já temos uma boa perceção do cariz deste serviço e respetivas vantagens para o utilizador.

O que já sabemos até ao momento sobre o Twitter Blue

  • Coleções / Galerias / Arquivo: o utilizador poderá guardar os seus tweets favoritos graças a esta função. Assim, poderá consultar os mesmos de forma expedita e organizada em ocasião posterior. Encontramos um paralelo no Instagram onde também podemos guardar publicações.
  • Anular o envio / publicação: o utilizador poderá anular a publicação do tweet durante um pequeno período (alguns segundos). Algo similar ao que já encontramos no envio de emails através do Gmail e vários outros serviços de comunicação.
  • Modo de leitura no Twitter: transforma a apresentação dos tweets de uma thread, um fio de conversação, num formato mais cómodo e facilitador da leitura. Pode vir a facilitar o acompanhamento de uma conversa com várias publicações.
  • Ícones e elementos gráficos: O utilizador do Blue terá acesso a diferentes estilos de ícones e outros elementos gráficos para a aplicação. Será um reforço da componente visual para este estrato de utilizadores.

Twitter confirms “Twitter Blue”, which costs $2.99 per month by publicly including such In-App Purchase on the App StoreFor testing, I’ve become the first paying Twitter Blue customer 😅Twitter Blue comes with Color Themes as well as custom App IconsReader Mode coming soon https://t.co/RxQHwi6apl pic.twitter.com/UC7kfNS9PE

— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 27 de maio de 2021

O preço do Twitter Blue pode ser de 2,99 € por mês

Ainda de acordo com a análise de vários peritos como a responsável pelo perfil Jane Manchun Wong, com a handle @wongmjane, aponta este valor em dólares para a assinatura mensal do serviço. A equivalência direta para euros não foi confirmada.

Também não sabemos se os utilizadores do Twitter Blue poderão, por exemplo, editar um tweet (publicação) já efetuada na rede social, ou qualquer outra novidade. Há, portanto, ainda muito para descobrir sobre esta nova plataforma premium.

Resta ainda saber se o Twitter Blue estará disponível na Europa, ou se pode vir a ser um exclusivo dos EUA. Sabemos, contudo, que está a ser preparado e deverá ser apresentado ao público ainda em 2021, tanto para Android como para iOS.

Planeiam aderir a este novo programa da rede social caso fique disponível também aqui?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.