Numa altura em que alguns smartphones ainda estão a receber o Android 15, é já o momento de nos prepararmos para receber o Android 16. O novo sistema operativo da Google vai ter um lançamento antecipado para chegar já a correr na próxima série de smartphones Pixel da gigante de pesquisa.
Neste artigo damos-te todas as informações cruciais: data de lançamento, dispositivos que elegíveis para receber o novo software e ainda algumas das (boas) novidades que traz consigo.
Data de lançamento

A Google já confirmou que o Android 16 vai ser lançado no segundo trimestre de 2025. Mas o site Gizmochina consegue ser mais preciso e avança que o sistema operativo vai ser lançado em junho.
Esta data parece mais plausível, uma vez que a próxima geração de smartphones Pixel 10 chega em agosto deste ano. Aliás, a Google tem vindo a antecipar a chega de novo software, exatamente para este estrear na sua geração mais recente de telefones.
Outro dado importante é que a Google já confirmou também que no quarto trimestre de 2025, o Android 16 vai receber uma atualização. Não está ainda definida uma data mais específica e não se sabe também se a versão vai ser designada por Android 16.1.
Equipamentos elegíveis para receber o Android 16
Já sabemos também quais são alguns dos equipamentos que estão na linha da frente para receber o novo software Google. Verifica em baixo se o teu telefone está incluído:
- Google Pixel 9, 9 Pro, 9 Pro XL, 9 Pro Fold, 9a
- Google Pixel 8, 8 Pro, 8a
- Google Pixel 7, 7 Pro, 7a
- Google Pixel 6, 6 Pro, 6a
- Google Pixel Fold
- Google Pixel Tablet
- Xiaomi 15
- Xiaomi 14T Pro
- OnePlus 13
Para já a lista ainda é curta. Mas depois do lançamento da versão definitiva e estável do Android 16, os fabricantes de smartphones vão divulgar quais os equipamentos do seu portefólio que vão estar aptos para receber a nova atualização.
Novos recursos
O Android 16 traz várias novidades consigo. Por exemplo, esta versão vai permitir aos utilizadores deem acesso a fotos e vídeos específicos a contactos selecionados. Assim, já não é necessário recorrer à biblioteca inteira.
Também há boas notícias para os gamers. O Android 16 vai permitir que a taxa de atualização do ecrã se adapte ao conteúdo exibido. Este recurso vai poupar energia e elimina a necessidade de fazer a alteração manualmente.
Vem aí também melhorias na parte háptica. Por outras palavras, a sensação tátil vai ser mais rica, com vibrações dinâmicas em ações como explosões ou colisões em jogos.
Estas são apenas algumas das novidades que a Google está a reservar para o novo sistema operativo Android 16. Ao longo das próximas semanas é possível que mais revelações sejam feitas.