Tudo o que sabemos sobre o Samsung Galaxy Z Fold 5

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

O Galaxy Z Fold 5 é um dos smartphones mais aguardados da Samsung, apesar de existirem rumores de que este ano iremos ter novas séries a juntarem-se a esta família.

Preparámos um resumo com todos os rumores e informações divulgados até ao momento sobre o todo-poderoso dobrável da gigante sul-coreana.

Data de lançamento do Samsung Galaxy Z Fold 5

Samsung Galaxy Z Fold 4
O Samsung Galaxy Z Fold 4 está disponível em Portugal por um preço a começar nos 1.659,90 euros Crédito@Samsung

O Galaxy Z Fold 5 será sem dúvida a estrela dos novos smartphones dobráveis da Samsung. Habitualmente, este é o modelo com especificações mais avançadas e aquele que poderá trazer mais inovações aos utilizadores.

Dizem os rumores que este ano, a Samsung poderá juntar novas séries ao seu portefólio conhecido de smartphones dobráveis que neste momento se limita a modelos Fold e Flip, mas teremos de esperar por mais informações para confirmar que essas novas famílias vão ser mesmo lançadas no mercado.

Quanto à data de lançamento do novo Fold, tudo indica que a Samsung vai manter-se fiel ao seu cronograma habitual e em meados de agosto vamos conhecer os novos modelos. Possivelmente, numa quarta-feira, visto que este parece ser o dia escolhido pela marca para apresentar os dobráveis.

Já o preço é completamente desconhecido. Não será barato, isso é uma certeza, devido aos custos de produção dos equipamentos dobráveis, além de o histórico desta série assim também o indicar.

Mas para já nada sugere que o seu preço inicial sofra aumentos em relação ao modelo anterior. Recorde-se que em Portugal, atualmente o Galaxy Z Fold 4 está disponível em três configurações com preços entre os 1.659,90 euros e os 1.999,90 euros.

Especificações esperadas no Samsung Galaxy Z Fold 5 (rumores)

Agora as especificações. Parece que a Qualcomm não vai lançar nenhuma iteração entre o processador Snapdragon 8 Gen 2 e Snapdragon 8 Gen 3. Se a fabricante de chips o fizesse, era bastante provável que o dobrável da Samsung fosse um dos primeiros terminais a exibi-lo.

Mas como tal não vai acontecer, tudo indica que o Galaxy Z Fold 5 terá o mesmo processador do topo de gama Galaxy S23, ou como quem diz, o Snapdragon 8 Gen 2. Tendo em conta que a série Galaxy S23 tem uma versão personalizada do chip Qualcomm, talvez o dobrável possa ter também uma versão mais adequada a dobráveis. Mas sobre isso ainda não há informação disponível.

Segundo, os rumores a Samsung poderá manter a mesma configuração de câmara do modelo anterior. Dito isto, espera-se que o Galaxy Z Fold 5 tenha um sensor primário de 50 megapixéis, complementado por um ultra grande angular de 12 megapixéis e ainda um sensor telefoto com 10 megapixéis de resolução.

Outra especificação a ser mantida será o armazenamento. Dizem os rumores que as configurações serão as mesmas do seu antecessor, ou seja, 256 GB, 512 GB e 1 TB de capacidade.

Aparentemente, uma das grandes novidades será um novo mecanismo de dobradiça em forma de gota de água. Este mecanismo irá permitir que os dois lados do smartphone fiquem planos quando o terminal está fechado. Este facto é relevante, sobretudo, na durabilidade do terminal.

E, para já, estas são as informações disponíveis. Muito possivelmente, nos próximos tempos mais rumores vão revelar tudo o que podemos esperar ver no novo todo-poderoso dos dobráveis da Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt