Tudo o que sabemos sobre a PlayStation Q-Lite

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Sony está a trabalhar numa nova consola portátil e ainda que oficialmente não tenha confirmado nada, muito rumores avançaram já com várias informações sobre a nova PlayStation Q-Lite.

Preparámos um resumo com todos os dados divulgados até agora sobre a nova consola de jogos da marca japonesa.

Preço e data de lançamento da PlayStation Q-Lite

Rate this PlayStation Q-Lite design!Tell me, there’s gonna be a Q-Pro with native gaming capabilities, Sony🤞🏻Designer: Andrea Gallarini and Nicola PezzottiCredit - https://t.co/na5bEZmme5 pic.twitter.com/3387JegAlz

— PS VORTEX (ボルテックス) (@PS_Vortex) 7 de abril de 2023

A Sony estará a desenvolver uma nova consola de jogos portátil, a PlayStation Q-Lite. O equipamento chega para tentar superar as fracas vendas que o modelo Vita deu à Sony. E ainda que nada tenha sido confirmado oficialmente, muitos rumores divulgaram já informações relevantes sobre o novo dispositivo.

Comecemos por um ponto essencial, o preço. De acordo com Tom Henderson, do podcast Iron Lord, a consola portátil deverá chegar com um preço de 200 dólares. Numa conversão direta da moeda com um custo aproximado de 185 euros.

Na Europa, deverá ter um custo superior devido aos impostos, mas ainda assim terá um preço que podemos considerar acessível, mas que ficará muito possivelmente acima dos 200 euros.

Quanto à data de lançamento, a mesma fonte (Tom Henderson) avançou no seu podcast que a consola portátil deverá chegar ao mercado em novembro deste ano. Outras fontes apontam para que a Sony lance o equipamento portátil em simultâneo com um novo modelo da PlayStation 5.

Especificações esperadas na PlayStation Q-Lite

Rumor: PlayStation is working on a handheld device codenamed "Q-Lite."- Connects directly to your PS5 using Remote Play- Always online device- Features adaptive triggers- 8" touch screen- Releasing before the rumored PS5 Pro in Holiday 2024(via @InsiderGamingIG) pic.twitter.com/4C0X6oLNrA

— Okami Games (@Okami13_) 5 de abril de 2023

Na rede social Twitter foram já divulgadas várias informações sobre o novo dispositivo portátil da Sony. O utilizador PS Vortex, por exemplo, partilhou imagens do possível design da PlayStation Q-Lite.

Como vimos na imagem, a consola vai adotar um design minimalista, mas também bastante futurista que promete uma experiência de jogo funcional e confortável.

Quanto às especificações, comecemos pelo básico. Ainda que não esteja identificado, o processador da nova consola deverá ser baseado em ARM. É expetável que seja um chip de baixo custo para manter o preço final da consola igualmente baixo.

Outros rumores avançam que o modelo terá 4 GB de memória RAM e o armazenamento poderá ser eMMC. Chega a executar um sistema operativo baseado em Android ou uma versão personalizada do sistema operativo da PlayStation 5.

Várias fontes sugerem também que chega equipada com o padrão de comunicações sem fios Wi-Fi 6E e que terá um ecrã LCD de oito polegadas com uma proporção de 16:9.

Para já, estas são as informações disponíveis, mas nas próximas semanas é provável que mais rumores avancem com outras informações sobre a nova consola portátil PlayStation Q-Lite.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt