Os teclados gaming com iluminação RGB e switches ou interruptores mecânicos custo cerca de 100 euros, por norma. A Trust, contudo, coloca-nos o seu teclado Trust Asta GXT 865 por 50 ou menos euros, sendo relativamente barato e bom.
A quem procura um teclado gaming com boa relação preço qualidade podemos recomendar o Trust Asta GXT 865 com layout PT e boa parte das caraterísticas que encontramos nos teclados mais caros. Há, no entanto, compromissos que tiveram de ser feitos.
A caixa do produto dá a conhecer várias das suas caraterísticas principais como os switches mecânicos lineares, as 11 teclas de acesso direto, retroiluminação e efeitos de luz (7 ciclos de iluminação), estrutura metálica, keycaps em plástico ABS e não só.
Temos o anti-ghosting, modo de jogo (Gaming Mode), um acessório integrado para remover as keycaps e o sistema de gestão do cabo com três canais para organização. O destaque vai sobretudo para os interruptores ou switches de atuação rápida.
Pontos fortes do teclado Trust Asta GXT 865
- Preço competitivo - desde 45,20 € em Portugal
- Base sólida com pés em borracha e estrutura metálica
- Switches próprios com atuação rápida linear
- 7 modos de iluminação (cor) para o teclado
- Boa sensação ao jogar e mesmo ao escrever
- Digitação precisa em cenários de jogo ou escrita
Pontos fracos do Trust Asta GXT 865
- Ligeira ressonância ao teclar com intensidade
- Acabamento fosco das teclas (keycaps) fica sujo com facilidade
- Não tem iluminação RGB propriamente dita
- Sem teclas macro nem software para personalizar o teclado
Unboxing e primeiras impressões ao teclado mecânico
A caixa simples, mas bem construída do Trust Asta GXT 865 dá-nos importantes informações sobre o produto. No seu interior temos também um autocolante (sticker), guia visual com instruções muito fáceis de acompanhar e aplicar, bem como um guia geral.
As primeiras impressões foram positivas, com o peso do teclado a inspirar confiança no produto. Pesa 1,1 kg e tem estrutura metálica o que também reforça a nossa confiança na sua durabilidade. As suas dimensões são as seguintes: 444 x 133 x 41 mm.
Infelizmente o cabo USB 2.0 não é amovível (é fixo). Por outro lado, é robusto e revestido por tecido (entrançado), tendo até uma tampa para não danificar o conector. De igual modo não temos um descanso para pulsos incluído, o que atribuímos ao preço baixo.
O cabo de ligação - USB 2.0 - tem 1,8 m de comprimento. Na parte inferior do teclado mecânico temos três canais para gestão do cabo com saídas centrais e laterais (esquerda e direita). Temos ainda pés em borracha para evitar possíveis deslizes do teclado.
Pauta-se pelo design simples e boa qualidade de construção
O design do teclado é simples. A Trust optou por uma abordagem mais sóbria com um único logótipo GXT visível no teclado. Vemos que todo o produto se foca no essencial, nos elementos centrais que podem garantir uma boa experiência de uso.
Note-se, por exemplo, que ao desligar a retroiluminação o teclado é praticamente preto. Sem brilhos ou distrações, o acabamento fosco das teclas construídas em plástico ABS dá-lhe um ar discreto e intemporal que pode ser do agrado do utilizador.
Ao ligar o teclado e respetivos efeitos de luz, contudo, o Trust Asta GXT 865 ganha vida e várias pulsações de cor. Há um total de 7 efeitos cicláveis à disposição do utilizador bastando premir a tecla SCRLK.
A qualidade de construção do teclado gaming é boa, sobretudo tendo em conta o preço. Apesar de o plástico revestir a sua traseira, temos a solidez do metal presente no corpo. A isto soma-se o bom revestimento do cabo USB 2.0 para ligação.
Apontamos também como positivos os pés em borracha para ajustar a inclinação e garantir que o teclado não escorrega. Fiquei satisfeito com a sua qualidade de construção tendo em conta o preço do teclado gaming mecânico.
Caraterísticas técnicas do Trust Asta GXT 865
- Switches: mecânicos de atuação rápida - GXT-RED
- Detalhes: tempo de resposta de 5 ms, 45 gramas de peso de atuação
- Vida útil: 50 milhões de ativações
- Cabo: USB 2.0 revestido por tecido (1,8 m)
- Iluminação: 7 modos
- Peso: 1,152 kg
- Dimensões: 444 x 133 x 41 mm
O teclado Trust Asta usa switches GXT-RED
O tipo de interruptores utilizados num teclado mecânico dita, por norma, o seu preço de venda ao público. Por isso, quando encontrei os switches GXT-RED da Trust no seu teclado em vez dos tradicionais e mais onerosos switches Cherry não fiquei chocado.
Bem pelo contrário, a implementação da própria marca permite não só baixar o preço do teclado, como também se mostrou competente para uma escrita precisa e registo rápido de cada tecla. Aliás, de acordo com a marca os seus GXT-RED têm uma vida útil de 50 milhões de atuações, colocando-os no mesmo segmento que os teclados mais caros.
Temos também o N-Key-Rollover que comporta uma ausência virtual de ghosting para garantir que tanto pode ser usado para jogar intensamente como para escrever profusamente. Em ambos os cenário este teclado cumpriu bem o seu desígnio.
Podemos comparar perfeitamente os switches GXT-RED com os Cherry-MX-Red muito comuns no mercado. Importa, claro, referir que este tipo de switches são ruidosos e podem incomodar quem trabalha com mais pessoas no mesmo cómodo, por exemplo.
Os switches GXT-RED são especialmente indicados para jogos de tiro, os shooters e FPS. Para escrever também cumprem o propósito, ainda que o ruído gerado pelos mesmos possa ser um fator de distração consoante o utilizador.
Não temos teclas macro no teclado Trust Asta GXT 865
Temos, por outro lado, 11 teclas de acesso direto aos controlos de multimédia ao pressionar o FN. A partir daí temos então acesso às funções secundárias de que podemos tirar proveito neste teclado mecânico.
Há ainda um "Gaming Mode" ou modo de jogo que bloqueia as teclas de acesso ao menu Iniciar do Windows durante as partidas, algo que poderia interromper momentos cruciais.
A ergonomia do teclado é boa, mas não temos apoio de pulsos
A disposição das teclas e os próprios keycaps têm um formato côncavo que acompanha o natural repousar das mãos ao usar o teclado. A sua ergonomia e conforto de utilização saem muito beneficiados, mas continua a ser um teclado de perfil alto.
Torna-se assim incómodo usar este teclado sem um apoio para os pulsos, algo não incluído na caixa. Ainda que compreenda que tal se deva ao preço baixo do produto, não podia deixar passar este ponto sem deixar esta nota.
Em síntese, seja para jogar ou escrever durante mais que alguns momentos recomendamos a utilização de uma almofada / apoio para os pulsos. Adicionalmente podem tirar proveito dos pés que inclinam ligeiramente o teclado mecânico.
Deixo assim uma avaliação positiva para ergonomia do teclado Trust Asta GXT 865, mas recomendo a utilização de um suporte para escrever ou jogar durante várias horas. Com os pulsos assentes na secretária, contudo, deixa de ser tão confortável.
Este "falta" é minimizada para jogadores ativos, ou jogo intenso em que as mãos se movam bastante. Por outras palavras, o exato oposto de escrever documentos com o sistema de dez dedos apoiados nas teclas.
Com a iluminação desligada torna-se difícil discernir as teclas
Ao desligar a iluminação do teclado torna-se algo difícil ler e ver as teclas. Isto é, como têm um acabamento fosco, sem a retro-iluminação a nossa leitura é mais difícil. Aponto ainda que o acabamento fosco fica facilmente sujo.
Não é de todo aconselhado comer ou beber, ou usar o teclado com as mãos sujas. Não só não é resistente à água como facilmente ficará marcado por dedos gordurosos ou sujos. Por outro lado, é fácil remover as teclas e limpar bem as keycaps e o teclado.
Não gostei da ressonância - um audível "ping" metálico - ao premir com força uma tecla e largar rapidamente a mesma. Algo que pode ser ampliado pela secretária onde o teclado está assente e criar um zumbido particularmente irritante ao escrever.
Este fator - ressonância - é atribuída à estrutura metálica do teclado e à falta de amortecedores / elementos que absorvam vibrações.
Bom teclado gaming para jogos de tiro e fps
O teclado Trust Asta GXT 865 é indicado para gamers com orçamento limitado, ou para quem procure um bom teclado mecânico qualidade / preço. Sobretudo para jogos de tiro e fps encontram aqui um produto competente e bem construído.
A instalação do mesmo tem pouco que se lhe diga. Basta conectar o teclado à porta USB 2.0 do computador e fazer alguma gestão dos cabos com as ranhuras incluídas para o efeito.
O processo de configuração é bem explicado no folheto ilustrativo incluído onde também temos uma descrição das funções associadas a teclas específicas.
A luminosidade e efeitos de luz podem ser alterados no Asta GXT 865
O utilizador pode tirar partido dos 7 efeitos de iluminação disponíveis no teclado, além de poder alterar a luminosidade do mesmo / brilho. Pode, inclusive, desativar a iluminação e configurar a rapidez com que a cor muda em alguns efeitos de luz RGB.
Importa frisar que cada fila de teclas tem uma cor fixa. Assim, a primeira tem luz branca, seguindo-se o vermelho, laranja, verdade, azul e roxo. De qualquer modo, os efeitos de iluminação conseguem dar mais dinamismo a estes tons fixos.
Vale a pena frisar que o teclado pode ser usado sem a instalação de drivers adicionais no Windows 7,8,10.
Conclusão, um excelente teclado mecânico custo/benefício
Podes ver mais fotos do produto no álbum dedicado - através do Google Fotos
O teclado Trust Asta GXT 865 tem uma excelente relação preço / qualidade ao poder ser comprado por menos de 50 euros em Portugal. Recebemos muito em troca e compreendo os sacrifícios que a marca teve de fazer neste produto.
O essencial, contudo, está assegurado. Não só é um teclado gaming bem construído como os próprios switches inspiram confiança, sobretudo para jogo. Para gamers que não possam, ou queiram investir pequenas fortunas num periférico, esta é uma boa opção.
Se valorizam a qualidade de construção, precisão de escrita e conforto geral de uso, então podem apostar no Trust Asta GXT 865. É um teclado mecânico muito bom para o preço, merecendo a recomendação 4gnews.
Agradecemos à Trust pela disponibilização do equipamento para testes.