Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Trust GXT 923W Ybar review: rato gaming sem fios barato

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 5 min.

Periféricos gaming de qualidade são normalmente caros. A Trust é conhecida por conseguir juntar preço e qualidade nos seus produtos, e o rato gaming sem fios GTX 923W pretende continuar essa tendência. Será que consegue?

Nos últimos dias tive oportunidade de testar este rato gaming que podes usar com cabo ou sem fios através do dongle 2.4G. E mesmo a custar em torno de 30 €, este fornece uma boa autonomia e bateria recarregável por USB-C. Vamos conhecê-lo melhor.

trust

Principais especificações do Trust GXT 923W Ybar

  • Sensor com DPI entre 200 e 7200 ajustável no botão central
  • Número de botões: 6 (programáveis)
  • Conetividade: cabo USB-C para USB-A ou sem fios 2.4G
  • Até 50 horas de autonomia
  • Alcance sem fios de 10 metros
  • Tamanho: 142 x 68 x 40 mm; Peso: 96 gramas
  • Iluminação RGB
  • Compatível com Windows, MacOS, PS5, PS4, Xbox Series X/S
  • Software de programação compatível com Windows 10/11

Unboxing do Trust GXT 923W Ybar

A caixa deste Trust GXT 923W está em consonância com os mais recentes produtos da linha. No seu interior encontras o cabo USB-C para USB-A à entrada, um manual de instruções e o próprio rato com o dongle 2.4G incorporado.

trust

A minha opinião sobre o Trust GXT 923W Ybar

Design, conforto e construção

Embora este seja um rato direcionado para o segmento gaming, a sua combinação de cores entre preto e branco conferem-lhe alguma sobriedade no design. E o facto de a iluminação RGB estar apenas visível no lettering da GXTrust ajuda a esse facto.

No campo do conforto e ergonomia, pode dizer-se que é um produto vencedor. Para mãos do tamanho das minhas, assenta perfeitamente e vi quaisquer problemas de cansaço após várias horas de uso.

Não me interpretes mal, o GXT 923W Ybar é um rato relativamente bem construído. Mas o seu acabamento, de uma maneira geral, e a zona da scroll whell faz-nos recordar que este é um produto concebido com plásticos para ser barato. Embora à distância não o pareça assim tanto. Um pormenor sempre importante, é que foram utilizados 69% de plásticos reciclados na sua construção.

trust

Precisão e funções

Podes alternar entre 200 e 7200 DPIs, para que este se adeque facilmente a jogos onde necessitas de mais precisão. Podes fazê-lo no software que a Trust disponibiliza para Windows, ou então no botão central sempre ao alcance do teu indicador.

O rato revela uma boa precisão, principalmente se o vais usar para jogos. Um ponto importante é que todos os botões são programáveis no software da Trust. E isso significa que podes criar macros. De referir que os botões laterais também estão incluídos neste modelo, e por padrão servem para avançar ou recuar em páginas.

Gostaria apenas que quando este entra em standby, para o acordar, bastasse abaná-lo e começar a utilizar. Mas este requer sempre que carregues num qualquer botão. É uma boa função de segurança para toques acidentais, mas prefiro a simplicidade de apenas o deslizar e começar a utilizar.

trust

Conetividade e latência

A conetividade é um dos pratos fortes deste produto. Além de o poderes ligar por cabo USB-C para USB-a se quiseres mais precisão, este também funciona sem fios para os gamers menos hardcore e que não gostam de cabos (como é o meu caso).

Dessa forma, este é ligado ao teu computador através do dongle 2.4G e funciona impecavelmente. Gostaria apenas que a marca providenciasse a opção de Bluetooth, para não precisar de qualquer dongle. Mas isso iria certamente encarecer o produto.

De realçar que são compatíveis com Windows e MacOS, e a marca afirma ainda que são utilizáveis em PS4 e PS5, bem como em Xbox Series S/X. Pormenores que podem ser interessantes para quem queira usar o rato nessas plataformas. O software de personalização, no entanto, só funciona em Windows 10 ou 11.

trust

Na questão da latência, esta é bastante baixa. Obviamente que se vais jogar títulos que exijam maior precisão, o meu conselho é que uses o cabo. Mas para o meu uso do dia a dia usei sem cabo e achei-o sempre preciso o suficiente.

Bateria

Por poder ser ligado sem fios, este tem uma autonomia associada. Ao contrário de outros ratos mais baratos que pedem pilhas, este tem uma bateria interna que a marca afirma fornecer autonomia para até 50 horas.

A verdade é que o utilizei diariamente durante uma semana, e posso dizer-te que ainda não tive de o carregar. Quando isso acontecer, esse carregamento demorará em torno de 3 horas. Mas como seria de esperar, podemos continuar a utilizá-lo sem problemas enquanto carrega.

trust

Conclusão sobre o Trust GXT 923W Ybar

Tal como referi no título, é um rato gaming sem fios barato, com tudo que isso tem de bom e menos bom. É um produto direcionado para o segmento gaming, mas com um design que acaba por ser suficientemente sóbrio para usar noutros contextos.

Os botões têm um bom clique, a iluminação RGB é um bom toque e a bateria é muito satisfatória para quase 50 horas de uso. Seria, no entanto, interessante que tivesse Bluetooth para não ter de usar o dongle. Apesar do bom design, os seus plásticos fazem notar que é um produto barato.

Com todos os prós e contras, não deixa de ser um rato gaming interessante, principalmente se tivermos em conta que consegues comprar na Amazon de Espanha por apenas 30 €. Algo a ter em conta se queres construir um setup gaming barato.

Trust

Sensor: DPI entre 200 e 7200 ajustável no botão central
Número de botões: 6 (programáveis)
Conetividade: cabo USB-C para USB-A ou sem fios 2.4G
Autonomia: até 50 horas

trust

Pontos fortes do Trust GXT 923W Ybar

  • É um rato discreto embora seja direcionado para gaming
  • Permite programação de botões em Windows e tem botões laterais
  • É bastante confortável
  • Pode ser utilizado sem fios por quase 50 horas

Pontos a melhorar do Trust GXT 923W YBAR

  • Nota-se que é um produto barato pela qualidade de construção
  • Seria interessante que também tivesse Bluetooth

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.