Donald Trump avisa a Apple para mudarem a forma de fabrico dos iPhones

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Tal como foi noticiado durante a semana, Donald Trump está a preparar-se para aplicar uma taxa de importação de 25% numa ridícula quantidade de produtos vindos da China. Este novo imposto vai afetar várias empresas tecnológicas, e a Apple foi uma das que se chegou à frente, avisando o governo das possíveis implicações.

Numa carta dirigida ao governo norte-americano, a empresa da Cupertino referiu que caso este imposto fosse aplicado, praticamente todos os seus produtos iriam sofrer significativos aumentos nos preços. A primeira reação de Trump, foi avisar que depois deste primeiro imposto, tem já outro preparado para avançar caso seja necessário.

Vê ainda: A?

Numa segunda fase, Trump recorreu mais uma vez à sua conta do Twitter para deixar um aviso à Apple. O "Sr. Presidente" refere-se diretamente à Apple, compreendendo que os seus preços poderão realmente aumentar devido às taxas impostas aos produtos vindos da China. Mas prontamente apresentou uma solução "simples".

Trump aconselhou a Apple a deixar de importar produtos da China, passando a produzir os mesmo em território americano. Realçando que desta forma, a empresa não iria precisar de se preocupar com qualquer tipo de imposto.

Donald Trump apresenta solução bastante "simples" à Apple para não aumentar o preço dos iPhones

No entanto, parece que a possibilidade de isso vir a acontecer num futuro próximo é bastante reduzida. A transação das linhas de produção da China para os Estados Unidos seria um processo não só lento, mas extremamente dispendioso para a fabricante.

Estamos a falar de construir fabricas e armazéns de enorme capacidade. O que iria obrigar a Apple a fazer um avultado investimento. Para além disso, tal como seria de esperar, a mão de obra chinesa custa uma fração do que custaria em território americano. Afinal de contas, esse é um dos grandes motivos para as grandes empresas manterem linhas de produção no continente asiático.

Em última instância, mesmo que as linhas de produção fossem transferidas para os Estados Unidos. Os componentes base para a produção e montagem dos seus produtos iriam ser na mesma importados da China. Por isso, todo este processo não iria acabar por significar 0% de impostos para a fabricante.

Com a apresentação dos novos iPhones cada vez mais perto. Será interessante se todas estas novidades irão afectar de alguma forma o preço dos novos smartphones. Especialmente quando chegarem às lojas nos Estados Unidos.

Editores 4gnews recomendam:

Apple: Alegada página oficial mostra-nos os próximos modelos iPhone

Smartphones: Entende o que é um ‘Gama Baixa’, ‘Média’ e ‘Gama Alta’

Apple: Tens ideia de quanto ainda vale o teu iPhone?

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.