Trocar Esquentador ou Caldeira: programa de substituição cobre até 77% do custo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC) contempla uma iniciativa que será do agrado dos portugueses que precisem de trocar de esquentador ou caldeira de aquecimento. Em causa está o novo programa justamente apelidado Troca de Caldeiras com fortes incentivos em Portugal.

O novo programa foi aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), visando fomentar a melhoria de eficiência energética nos lares nacionais. Portanto, se tiverem uma caldeira a gás anterior a 2015, podem aproveitar a comparticipação de até 77% pelos Estado no âmbito desta iniciativa.

Limite de 942 caldeiras a gás neste programa Troca de Caldeiras

Portugal Troca de Caldeiras

O destaque vai efetivamente para a comparticipação de até 77% do preço da nova caldeira a ser assumido pelo Estado através desta iniciativa aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Há, porém, um teto máximo de 942 caldeiras.

Esta é a mais recente iniciativa lançada ao abrigo do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), já na sua 7.ª edição em Portugal.

Mais ainda, tal como se lê na página oficial, mantêm-se as linhas orientadoras das edições anteriores. Na prática, visando financiar as medidas de eficiência no consumo de energia que contribuam para as metas definidas no Plano Nacional de Energia e Clima 2020-2030 (PNEC 2030).

Em jeito de contexto, este é o principal instrumento de política energética e climática para a década 2021-2030.

Comparticipação de até 77% do preço do novo esquentador ou caldeira a Gás Natural

Esquentador a gás natural

Entre os critérios de habilitação para este fomento à renovação das caldeiras está o abastecimento de gás natural para clientes que já tenham uma caldeira atmosférica a gás para aquecimento doméstico. A isto soma-se a exigência de a atual caldeira, a trocar, ser anterior ao ano de 2015.

Caso cumpram estes critérios, os clientes podem aproveitar a comparticipação de até 77% do preço do novo modelo de caldeira ou esquentador a gás natural. Isto, além, claro está, de ficarem assim com um novo equipamento mais eficiente na sua casa.

A vantagem imediata é assim o "desconto" no preço de aquisição e instalação da nova caldeira a gás. Subsequentemente, terão também o benefício de um equipamento mais eficiente, com consumos tendencialmente menores e, como tal, podendo reduzir a fatura da energia ao final do mês.

Candidaturas abertas com limite de 942 e avaliação por ordem de chegada

Formulário de Candidatura
Imagem ilustrativa do Formulário de Candidatura

Caso estejam interessados em aproveitar estes incentivos podem submeter já a candidatura nesta página do portal oficial. É também necessário submeter uma fatura do gás, bem como uma fotografia da caldeira / esquentador atual, bem como o Código Universal de Instalação (CUI).

Este código (CUI) é um identificador da instalação de gás natural em cada casa. Trata-se de um código com 20 dígitos a começar, sempre, por "PT" e pode ser encontrado, por exemplo, na fatura do gás natural, bem como no contrato de adesão.

Em caso de dúvida durante a submissão da candidatura podem também socorrer-se das seguintes linhas de apoio:

  • 211 164 437
  • 808 200 343

Por fim, recordamos que o programa de incentivo à troca está limitado a 942 esquentadores ou caldeiras a gás em Portugal. Além disso, as candidaturas são avaliadas por ordem de chegada, portanto não percam tempo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.