Chama-se TextToSample e é um modelo de Inteligência Artificial que permite converter amostras de texto em áudio.
Funciona de forma simples, ainda que apresente alguns desafios e demore o seu tempo a gerar uma melodia a partir dos teus pensamentos.
TextToSample utiliza ferramentas do MusicGen da Meta
Se usar o ChatGPT pode ser divertido, recorrer a um modelo de Inteligência Artificial para gerar melodias de música, a partir dos nossos pensamentos, pode ser ainda mais divertido. E é exatamente isso que o modelo de IA gratuito TextToSample faz.
Na prática, este modelo usa um conjunto de ferramentas baseado no código aberto de IA da Meta, o MusicGen, para fornecer os resultados pretendidos pelo utilizador. Basta dar-lhe algumas amostras de texto e também algumas amostras de sons/ritmos que podem ser arrastados para a interface deste modelo.
É muito fácil de usar, exatamente pelo facto de a interface ser simples e minimalista. Mas, devido a esta simplicidade, tem também alguns desafios. Para já, este modelo tem alguma dificuldade em reconhecer conceitos básicos de música, como tons e escalas.
O que significa que o utilizador vai ter de se esforçar um pouco até obter uma melodia agradável, fornecendo a este modelo mais instruções até conseguir obter o resultado pretendido.
Estas imperfeições no funcionamento não preocupam a SampLab, responsável por este modelo, uma vez que esta plataforma “não se destina a substituir os músicos humanos”.
E o que é certo é que as imperfeições parecem não estar também a incomodar os muitos utilizadores que já experimentaram este modelo de IA.
Editores 4gnews recomendam: