Inteligência Artificial mostra como seria a Mona Lisa do século XXI

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 minutos
Comentar

Como seria Mona Lisa se fosse pintada por Leonardo Da Vinci no século XXI? A tecnologia de Inteligência Artificial acaba de responder a esta pergunta.

Nos dias de hoje, a enigmática mulher teria olhos verdes maiores, um nariz mais pequeno, um olhar penetrante e um decote bastante generoso.

Nova imagem de Mona Lisa criada por IA gera polémica nas redes sociais

what the Mona Lisa would look like today according to AI!Via: @gianpaolorosa pic.twitter.com/vQcjW4Shd1

— History Photographed (@HistoryInPics) 29 de julho de 2023

É um dos destaques de hoje nas redes sociais. Uma imagem gerada por Inteligência Artificial mostra como seria Mona Lisa se fosse pintada por Leonardo Da Vinci em pleno século XXI.

O olhar direto iria manter-se, mas a Mona Lisa mais moderna tem as sobrancelhas bastante definidas, um nariz mais pequeno, maçãs do rosto menos pronunciadas, olhos verdes e maiores, assim como um decote bastante mais generoso.

Rapidamente, a imagem tornou-se viral nas plataformas X (Twitter) e no Reddit , mas gerou bastante polémica, tal como se pode ver nos comentários de ambas as redes sociais.

Uma grande parte dos utilizadores mostrou-se chocada com as alterações feitas à enigmática mulher, chegando mesmo a questionar a “inteligência” da Inteligência Artificial. Outros utilizadores preferiram brincar com a situação, dizendo que com esta imagem já não se sentiam tão ameaçados por esta tecnologia emergente.

Não é a primeira vez que Mona Lisa é alterada por IA

1. Ever wonder what the rest of the Mona Lisa looks like?Got @Adobe Firefly to help fill out the background for me with the power of AIHere's what the backgrounds of the most famous paintings in the world look like with AI: pic.twitter.com/2nkqESLrE9

— Kody Young / 💬 Your AI Interpreter (@heykody) 26 de maio de 2023

Mas esta também não é a primeira vez que o quadro de Leonardo da Vinci é alvo da utilização de Inteligência Artificial. No início deste ano, foi criada pela tecnologia a paisagem que estaria a rodear a enigmática mulher.

Porém, também essa tentativa gerou polémica, não tendo sido bem recebida pelos utilizadores das redes sociais.

A maior parte das pessoas concordaram que essa imagem revelava mais as limitações da Inteligência Artificial do que propriamente as suas capacidades e potencial.

Outras pessoas chamaram também a atenção para o facto de não ser intenção de Leonardo da Vinci mostrar a paisagem, mas antes destacar a mulher. E que seria por essa razão, o pintor não tinha acrescentado mais elementos paisagísticos.

Parece que os utilizadores das redes sociais gostam de Mona Lisa tal como Leonardo da Vinci a imortalizou. O quadro original está em exibição no Louvre, em Paris e terá sido pintado entre 1503 e 1506.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt